sexta-feira, 30 de abril de 2010

MEC DIVULGA DATAS DE PROVAS DO ENEM 2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse na manhã desta sexta-feira, 30, que espera realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2010 nos dias 6 e 7 de novembro. A intenção inicial, de aplicação das provas em outubro, esbarra no calendário eleitoral.

Haddad disse esperar que o resultado do Enem saia na primeira semana de janeiro de 2011.

CONVOCAÇÃO

A direção do Colégio Cenecista Nossa Senhora convoca todos os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio para participar do desfile comemorativo ao aniversário de Emancipação Político-Administrativo de Miracema.

Os alunos deverão comparecer amanhã (01/05/10) a partir das 9 h e 30mim devidamente uniformizados no Colégio.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

CONVITE

VENHA ASSISTIR O JOGO DE BASQUETE FEMININO!

MIRACEMA X BOTAFOGO

LOCAL: QUADRA DO COLÉGIO ESTADUAL DEODATO LINHARES

DIA: 01/05/2010

HORA: 15:00

DISPUTANDO TROFÉU ARMANDO NOGUEIRA

TORÇA PELA NOSSA CIDADE!

terça-feira, 27 de abril de 2010

DIA 28 DE ABRIL - DIA DA EDUCAÇÃO

"...a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida".


Educação - É o conjunto de técnicas e conhecimentos necessários para a transmissão do saber e dos valores essenciais à sociedade.

Ao professor cabe transmitir conhecimentos e estimular o raciocínio lógico e a visão crítica dos estudantes, ajudando-os no desenvolvimento de habilidades para entrar no mercado de trabalho e assumir seu papel de cidadão.

Atua em todos os níveis da educação, do ensino infantil ao superior. Pode lecionar disciplinas específicas nos cursos profissionalizantes, nas classes de alfabetização, de educação especial (para portadores de deficiência) ou para jovens e adultos (antigo supletivo). Pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996, todos os professores, de qualquer nível de ensino, devem ter formação superior a partir de 2007. Para lecionar em faculdade, é preciso, ainda, ter pós-graduação.
Hoje em dia é grande a importância dada à educação. O número de analfabetos no país vem caindo a cada ano e praticamente todas as crianças com idade entre 7 e 14 anos estão matriculadas na escola. E também há um esforço para colocar na pré-escola as crianças com menos de seis anos de idade.

Outra preocupação atual é com a repetência. Professores e o Ministério da Educação buscam formas de evitar a repetência dos alunos para que eles não desanimem e acabem abandonando a escola. Mesmo assim, muitas crianças e jovens têm que deixar de estudar porque precisam trabalhar.

A qualidade do ensino também é um ponto importante para se pensar. Pouco adianta completar séries e ganhar um diploma se não aprendermos de verdade. Por tudo isso, estudar com prazer e buscar compreender o mundo através do que aprendemos é uma boa forma de comemorar o Dia da Educação.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

AVISOS IMPORTANTES DA DIREÇÃO

Devido às comemorações do aniversário da cidade, as aulas do dia 30/05, sexta-feira, foram transferidas para dia 08/05, no sábado. As aulas corresponderão, do 6º do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio às aulas de sexta-feira. O horário será normal. Turmas da manhã e turmas da tarde no horário habitual.

Vale lembrar também que o desfile comemorativo ao aniversário de Emancipação Político-Administrativo da nossa cidade será no dia 01 de maio, sábado, e que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até os do Ensino Médio deverão participar do desfile.

Os alunos da Educação Infantil não participarão.

Conto com a colaboração de todos!

Ana Maria de Lima de Barros
Diretora

domingo, 25 de abril de 2010

COLÉGIO INTENSIFICA CAMPANHA PARA ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS PARA OS DESABRIGADOS DO RJ

Estamos intesificando a campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados, atingiddos pelas chuvas no Rio de janeiro e Niterói. Muitos pais/alunos já deram sua contribição, principalmente da educação infantil e do 1º segmento do ensino fundamental.
Precisamos também da contribuição dos alunos e professores do 2º segmento do ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Já temos uma boa quantidade para ser enviada, mas precisamos de mais...

Ana Maria de Lima de Barros
Diretora

sexta-feira, 23 de abril de 2010

PROJETO: " O PLANETA, O CENECISTA E EU - UMA HISTÓRIA DE AMOR" - MALUQUINOS POR LEITURA


Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Profª Margarida Rossi estão fazendo um trabalho diferente para homenagear o Dia do Livro e o autor Monteiro Lobato. Levaram para casa três textos para serem lidos para toda a família:

Dia 17/04 (sexta-feira) : "O homem e a cobra";
Dia 18/04 (sábado): "O pastor e o leão";
Dia 19/04 (domingo): "A reforma da Mocha".

Parabéns, alunos!
Parabéns, professora!
Obrigada, família!

"Precisamos estimular e acompanhar o que a criança está aprendendo. O envolvimento da família corresponde a 20% da nota final".

Ana Claudia dos Santos Serrano
Coordenadora Pedagógica

quarta-feira, 21 de abril de 2010

DIA 21 DE ABRIL - DIA DE TIRADENTES

Em todos os cantos do mundo, as pessoas sempre lutaram para viver em liberdade. No nosso país, não foi diferente. Quando o Brasil era colônia (território) de Portugal, muitos brasileiros estavam insatisfeitos com a exploração e o domínio (autoridade) dos portugueses. Pronto: "juntou a fome com a vontade de comer". Ou melhor, juntou a irritação por causa dos altos impostos com as novas idéias. Desse casamento nasceu o desejo de libertar o Brasil.

Um grupo de brasileiros, que já não agüentava mais as ordens de um rei injusto, que morava noutro país, começou a se reunir para organizar uma revolta para acabar de uma vez com essa história de Brasil Colônia.

Assim sendo, em Ouro Preto, antiga Vila Rica, cidade situada em Minas Gerais, foi criado o tal grupo com as pessoas que queriam a libertação do Brasil. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos líderes deste sigiloso (secreto) movimento, que acabou revelado aos portugueses por um amigo da onça, chamado José Silvério do Reis. Como toda traição, não deu outra. Todos os componentes do movimento foram presos e Tiradentes enforcado.

Muitos anos depois, a injustiça contra Tiradentes foi reconhecida e ele passou a ser considerado Mártir da Independência do Brasil. Por isso, o dia de sua morte é feriado.

terça-feira, 20 de abril de 2010

CENEQUINHO COMEMORA DIA DO ÍNDIO

Para lembrar o Dia Nacional do Índio, os alunos e professores da Educação Infantil do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças desenvolveram ontem (19/04) diversas atividades alusivas ao tema, como jogos de peteca, danças, gritos de guerras, entre outros, as crianças da escola montaram “tribos” por de aula.

Segundo a diretora da escola, Ana Lima que também entrou no clima da comemoração, o objetivo das atividades vão além de comemorar a data, pois foi desenvolvido em sala de aula, um trabalho com as crianças sobre a história do índio, uma comparação de como era no tempo da colonização e de como está atualmente.




segunda-feira, 19 de abril de 2010

DIA 19 DE ABRIL: DIA DO ÍNDIO


História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?


Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.


Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

sábado, 17 de abril de 2010

"CENECISTA E EU: UMA HISTÓRIA DE AMOR" - FOTO DO COLÉGIO NA DÉCADA DE 60

O projeto "CENECISTA E EU: UMA HISTÓRIA DE AMOR" continua a todo vapor. Estamos divulgando nesta postagem foto do Colégio na década de 60.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PRESENÇA MACIÇA DE RESPONSÁVEIS NA REUNIÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ontem, 15 de abril, o C.C. Nossa Senhora das Graças, fez sua primeira reunião com pais e responsáveis, exclusivamente da educação Infantil (do maternal ao Pré III).

A reunião teve início com a Diretora Ana Maria de Lima de Barros, agradecendo a participação dos pais (95% dos responsáveis presentes) e apresentando as metas da escola para 2010.
A seguir, Professora Coordenadora Ana Claudia dos Santos Serrano, pontuou alguns aspectos essenciais para que, cada vez mais, a Educação Infantil se fortaleça pedagogicamente na escola.

Os participantes foram presenteados com duas palestras excelentes: a primeira com a Dra Martina Meireles Moreira sobre Escovação Dentária Infantil e, a segunda, com a Dra Iza Regina Oliveira sobre Cardápio Nutricional.

Logo após, as professoras Adriana Portela (Maternal), Sinara Guedes (Pré I), Adriana Pestana (Pré II) e Lília Vaz (Pré III), cada qual com sua turma, apresentavam a proposta pedagógica (competência e habilidades), a rotina , atividades livres e atividades dirigidas.

Estes momentos com certeza, contribuem não só para o crescimento dos pais, mas também, para o fortalecimento da escola.



quarta-feira, 14 de abril de 2010

CENECISTA DE MIRACEMA ADERE A CAMPANHA PARA OS DESABRIGADOS DO RIO DE JANEIRO


O Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças da Rede CNEC adere a Campanha para os desabrigados do Rio de Janeiro e Niterói.

A nossa escola também é um "posto de doações" e estamos recebendo colchonetes, alimentos não perecíveis e material de limpeza e higiene.

Contamos com participação de todos e lembre-se que: “Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso. O que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela o oceano será menor.”

Contribua, sua participação reforça o nosso lema: “A responsabilidade Social é que nos move”.

A Direção

CONFIRA O GABARITO DA PROVA INTERDISCIPLINAR APLICADA HOJE

Foi aplicado hoje para todos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1ª a 3ª séries do Ensino Médio a IV avaliação quinzenal do 1º trimestre, sendo essa uma prova interdisciplinar.
Sabemos alguns desafios ainda devem ser superados, pois educar interdisciplinarmente requer mudanças de posturas diante de novas possibilidades, requer superar visões fragmentadas do conhecimento muito mais radicais do que a das fronteiras entre disciplinas, requer disposição de, além de ensinar e aprender um conhecimento, produzir conhecimento.
Mas o resultado das provas foram de forma geral bem positivos.

Confira aqui o gabarito das provas de hoje.

terça-feira, 13 de abril de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA

A escola é fundamental, para o aprendizado, é à base da nossa vida, tanto profissional como social. É a instituição mais importante, porque só através dela é que a gente adquireconhecimento, é o lugar de formação a educação deve ser disponibilizada para todos.

A educação formal ou acadêmica é função de nosso colégio e seria uma continuação da educação familiar. Pais e escola devem educar juntos (e não separados) para um bem maior.

A criação de um verdadeiro cidadão, construtor de um futuro melhor para as próximas gerações, depende dessa aliança.

SOU CENECISTA!

domingo, 11 de abril de 2010

"CENECISTA E EU: UMA HISTÓRIA DE AMOR" - MOVIMENTO ESTUDANTIL DO C. C. NOSSA SENHORAS DAS GRAÇAS CRIA O FESTIVAL DA CANÇÃO EM MIRACEMA EM 1969

Um dos objetivos do projeto "CENECISTA E EU: UMA HISTÓRIA DE AMOR" é o resgate da memória dos grandes acontecimentos em que o nosso Colégio influencou para que ocorresse.
Nesta postagem estamos reproduzindo parte do documentário do miracemense Gilson Coimbra postado no BLOG " O Vagalume" em 25/04/09 que fala que como os estudantes do Colégio Nossa Senhora das Graças se ornizaram para que o ocorrese o Festival da Canção em 1969 que virou grande sucesso na época.
Por Gilson Coimbra

Agradeço pela distinção e pela oportunidade que estou tendo pra contar um pouco da esquecida história deste Festival. Como começou, no fundo...no fundo...eu não sei embora tenha participado ativamente da realização de pelo menos 4 deles (1969, 1970,1971 e 1972). Acontece que o Grêmio Estudantil Alberto de Oliveira, do Colégio Nossa Senhora das Graças, foi o responsável pelo nascimento do Festival em 1969. Se voce me permite, preciso fazer aqui uma introdução que acho necessária para resgatar os acontecimentos que culminaram com a criação do Festival.
O GEAO, como nós o chamávamos carinhosamente (eu, o Luciano Mercante, o Guilherme Mercante, o Reginaldo Rizzo (grande presidente), o Afonso Leitão, o Mauro do Prof Manuel Soutinho, a Natércia Rossi, a Bebel e muitos outros amigos) foi reeestruturado na esteira dos grandes movimentos estudantis em meados da década de 60, para, juntamente com o GLERB, Grêmio Lítero Esportivo Rui Barbosa, do Colégio Miracemense, comandado por nosso amigo Carlos Luiz, revolucionar a juventude miracemense com brincadeiras dançantes, concursos de Rainha dos Estudantes, torneios de futebol de salão, etc. Nessa época, revolucionamos o Colégio N.S.das Graças, dirigido pela Prof.Oraide Alves e pelo Prof. Darcy Anibal, com a transformação de seu auditório em nosso QG. Lá fizemos uma reforma...um grande mural numa das paredes (aquilo era meu orgulho)...uma colagem de fotos idealizada pelo Luciano (grande amigo que tive...) que causou alguma polêmica mas que foi um sucesso. Existia uma porta lateral, de madeira, onde fiz 4 desenhos em cartoline para cobri-la. Não tinhamos grana e a criatividade teria que ser exercitada. Um dos quatro desenhos era a figura legendária do Che Guevara (este desenho que se encontra nas camisetas hoje em dia....ele fumando um charuto). Veja só minha pretensão.... tivemos que tirá-lo...Os outros 3 desenhos nem me lembro quais eram (infelizmente não tenho nenhuma foto). Pois bem, o Grêmio, durante os anos em que fui diretor juntamente com esses amigos, transformou os nossos finais de semana...montamos uma excelente discoteca, fizemos muitos concursos, palestras, movimentando a vida cultural de nossa Miracema.Cabe aqui dizer do apoio TOTAL E IRRESTRITO da direção da escola. Eles traçaram para nós apenas, em linhas gerais, o pensamento da direção e nunca tivemos um atrito sequer....nem no caso do desenho do Che pois entendemos perfeitamente o posicionamento dos diretores. Foi um período riquíssimo para nós, posso afirmar...pelo menos pra mim foi.Em 1968, com o término do Científico, me mudei pra Niterói e deixei para trás minha paixão, estruturada e mais viva do que nunca...Na esteira de tudo isso, em 1969, recebi o convite dos meus amigos que ficaram em Miracema (não me lembro quais eram os diretores do Grêmio na época, infelizmente), em ajudar na organização do I FESTIVAL ESTUDANTIL DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA DE MIRACEMA.
Não fiz muito pois naquela época estudava pra fazer vestibular, mas ainda pude contribuir com alguns desenhos para que fosse confeccionado o logotipo do Festival (aquele que aparece naquela foto de jornal onde se encontram o Carlos Gualter e Zilda Santos um tanto velha mas que guardo com carinho). Aquele time do Grêmio era vencedor...nem eu acreditava que pudesse dar em algo mais importante aquele Festival. E deu no que deu...sucesso absoluto.

Retirado de:

Texto escrito no orkut, em 04 de setembro de 2005, na comunidade MIRACEMA-RJ

sábado, 10 de abril de 2010

"CENECISTA E EU: UMA HISTÓRIA DE AMOR" - CARTA AO PRESIDENTE DA C.N.E.G. DE MIRACEMA

Um dos objetivos do projeto "CENECISTA E EU: UMA HISTÓRIA DE AMOR" é o resgate da memória dos grandes colaboradores da CNEC em nossa cidade, estamos publiando nesta postagem trecho do livro "Altivo Linhares - Memórias de um líder da velha província" do Dr. Mauricio Monteiro que fala sobre da contribuição e empenho deste notável cidadão e de outros miracemenses para instalação da CNEC em Miracema.


Ilmo Sr. Capitão Altivo Mendes Linhares , M , D.Presidente do Setor Municipal da C. N.E.G. de Miracema

Meus senhores e senhoras,

Paduanos e Miracemenses estão irmanados por muitos e afetivos laços. Apesar das acirradas lutas pela emancipação política e administrativa deste progressista e florescente do município , tão justa e merecidamente alcançada , nenhuma cicatriz relevante ficou na cordial comunhão de nossas relações . A identidade de origem , colonização , cultura e costumes nos une e aproxima. Até o padroeiro da nossa cidade , sendo o mesmo Sto. Antônio estimula e abençoa nossa união e fraternidade.
Por mera coincidência ou por forças daquelas referidas circunstâncias o Ginásio Caribe da Rocha e Nossa Senhora das Graças nasceram praticamente no mesmo dia em 9 de maio 1952 , sendo pois duplamente irmãos ou melhor dizendo , irmãos gêmeos;primeiro por estarmos filiados a mesma benemérita C.N.E.G. e , segundo , por nascerem no mesmo dia.
Por todas estas felizes circunstâncias , não poderíamos , deixar de manifestar com a nossa presença nesta solenidade a nossa solidariedade e nossos aplausos a tão marcante e significativo acontecimento para os cenegistas miracemenses , a inauguração de sua sede própria .E tanto é assim que nem mesmos os nossos compromissos religiosos e cívicos impostos pelas comemorações que hoje se realizam com brilhantismo de sempre em Pádua , nos impediram de aqui comparecermos para comungar de vosso entusiasmo e justas alegrias.Nós que tivemos a ventura e a honra de há quase quinze anos dirigirmos o setor municipal de C.N.E.G. em Pádua , como seu presidente , para nós que já tivemos, antes de vós a oportunidade de vivermos idênticos de intensa e justificada euforia com a inauguração do prédio da sede própria do Caribe de Rocha , bem sabemos o quanto de abnegação de devotamento , de sacrifícios e de dificuldade se fizeram necessários para levar o bom termo , tão ingente e gigantesca tarefa.Somente a tempera dos fortes , a pureza e a perseverança idealistas e de terminação dos autênticos líderes é capaz de tanto .Muito embora estes líderes e idealistas não sejam muito freqüentes , eles sempre surge aqui e ali para realizarem algo bom e de útil a coletividade.Diga-se de passagem , que a nossa gloriosa C.N.E.G. que nasceu e floresceu sob signo do mais puro idealismo , sem sombra de dúvidas, um ninho de verdadeiros idealistas liberados e personificados na figura singular de seu fundador e diretor técnico Felipe Tiago Gomes;projetou ele tão alto e tão longe a C.N.E.G. que ela se constituiu hoje, um dos mais importantes instrumentos da revolução educacional que felizmente se processa no Brasil.
O Estado do Rio, , para orgulho nosso, lidera o movimento cenegista nacional pelo número e excelência dos educandários. Por que tão pequeno Estado desfruta da situação assim destacada?Porque encontrou aqui desde seu início um baluarte e entusiasta de primeira linha : o ilustre miracemense Tobias Tostes Machado , secundado por companheiros abnegados , como Jorge Loreti. Elisio de Castro , Eurico Ferreira , Luiz de Araújo Braz e muitos outros que não mediaram esforços no sentido de atender a mocidade fluminense na sua ânsia de cultura e saber. Em Miracema a Campanha encontrou o endereço certo , escolhendo para seu representante o Capitão Altivo Mendes Linhares a quem essa terra uma larga folha de assinalados serviços , projetando-a , com justificado orgulho , como a princesa do Norte Fluminense.Altivo Linhares é bem um exemplo de que o idealismo não tem idade, por isso não cansa, não envelhece.
Homem de marcante espírito público e por isso mesmo muitas vezes mal compreendido e injustiçado.Todo aquele que põe acima de seus estreitos interesses , o interesse público muitas vezes e quase sempre conflita com interesses pessoais de outros ou de grupos.Queiram ou não os seus adversários , força é reconhecer –se a marca destacada e indefectível de Altivo Linhares em todos os principais feitos e realizações que projetam e orgulham Miracema. Encontramo-lo sempre presente e na cripta dos principais movimentos libertadores que se tem verificado ultimamente no Brasil e no Estado do Rio.Seriamos porém injustos se não atribuíssemos a qualquer um desses líderes as glórias das obras que realizam.Uma andorinha só não faz verão.Nada se faz ou se realiza de grande e duradouro , sem a conjugação de esforços de equipes perfeitamente entrosadas e identificadas com as lideranças.Que teríamos feito em Pádua sem o valioso e o indispensável concurso de Maria Mello , Wilson Silva , Francisco de Assis Carvalho , professores e muitos outros , e dentre estes temos que destacar ainda e principalmente Luiz Braz ex – diretor do ginásio , atual presidente da CNEG Estadual e dinâmico Secretário de Educação e que hoje se encontra por estar em viagem de núpcias ontem realizadas. O mesmo acontece aqui. Altivo Linhares com todo o seu reconhecimento esforço e capacidade pessoal , nada teria conseguido sem a colaboração e o idealismo do Dr. Hermes S. Ferreira , da professora Oraide Alves e tantos outros que repartem entre si os méritos das realizações , os frutos do reconhecimento e da gratidão da coletividade agradecida.
Estou me alongando demasiadamente numa oração que não é aquela que deveria ser ouvida nesta solenidade , isso porque a nossa oradora oficial seria nossa ilustre e querida Diretora Mariana Mello, a isto lamentavelmente impedida pelo agravamento do estado de saúde de seu esposo Sebastião Gouveia Mello , a quem devemos a vinda á Pádua do Dr. Felipe Tiago Gomes para a fundação do setor local.Com isto privaste-vos de uma oratória mais eloqüente e mais literária mas não mais sincera.
E é com esta sinceridade que quero terminar formulando as nossas felicitações cordiais a todos os cenegistas miracemenses e a todos em geral por esta arejada e imponente obra arquitetônica que embelezando ainda mais esta cidade , se constituiu na total emancipação do Ginásio Nossa Senhora das Graças a quem fazemos votos para que continue sendo sempre uma bonança fonte de civismo e de cultura.


Miracema , 13 de junho de 1966.

Lemant De CNop

Presidente do Setor Municipal C.N.E.G. de Pádua

sexta-feira, 9 de abril de 2010

COLÉGIO DISPONIBLIZA CALENDÁRIO DAS PROVAS DO 1º TRIMESTRE

A secretaria do Colégio Cnecista Nossa Senhora das Graças disponibiliza o o quadro de horário de provas conforme Calendário do Ano Letivo de 2010.

Vale lembrar ainda que na próxima quarta-feira (14/04) acontecerá mais uma avaliação quinzenal, sendo esta uma avaliação interdisciplinar.

Clique aqui e veja o calendário das provas do 1º Trimestre de 2010.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

ALUNO CENECISTA CONQUISTA MEDALHA NO 1º TORNEIO DO VIII CIRCUITO ECOLAR DE XADREZ

O 1º torneio do 8º Circuito Escolar de Xadrez de Miracema foi realizado no último dia 31, na Escola Municipal Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra e contou com a participação de 94 alunos de 11 escolas municipais, estaduais e particulares.

Através do aluno Cenecista Francisco Leal que estuda no 5º ano do Ensino Fundamental, o Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças conquistou o 3º Lugar (medalha de bronze) na Categoria sub 12 - Misto do Torneio.

O Circuito Escolar de Xadrez conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Miracema é o único município do Noroeste Fluminense que realiza esse tipo de evento para os estudantes locais. O jogo de xadrez é considerado uma ferramenta educativa, pois envolve concentração, estratégia e tomada de decisão.

PANORAMA GERAL VI - AGRADECIMENTO

Por Caio Corrêa Derossi

Sabemos que as mídias digitais estão presentes em grande parte das casas dos brasileiros, e essas mídias se tornaram de fácil acesso e baixo custo, mesmo aquele que não tem, procuram acesso em “lan houses”, bibliotecas virtuais publicas, etc. Então hoje todos usam mídias digitais, na sua maioria gratuita, para promover ações, lugares, pessoas, instituições, etc.
Não ficando atrás o Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças e acompanhando todos desenvolvimento tecnológico também inovou, criando um blog ou diário virtual, para que promova de forma consciente o colégio, suas ações e seus frutos.
Queríamos agradecer a todos que ajudam a manter o nosso blog e participam direta e indiretamente e a VOCÊ , aluno , funcionário e professor Cenecista que acessa e faz jus ao nome do nosso querido Colégio, participando de todo o processo do presente e futuro, pronto para mais uns 60 anos...

COORDENADORA É RECEBIDA COM FESTA POR PAIS E ALUNOS CENECISTAS

Apesar de já ter ocorrido no ultimo dia 25/03 este blog não poderia de deixar de parabenizar a Coordenadora da Edução Infantil e do 1º e 2º ciclos do Ensno Fundamental a Prof. Ana Cláudia pelo seu aniversário, que foi comemorando em grande estilo numa homenagem espontânea organizada por pais e alunos cenecistas.


quarta-feira, 7 de abril de 2010

CULTO ECUMÊNICO DA PÁSCOA

O Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças celebrou Culto Ecumênico, na noite de terça-feira (07/04). O evento contou com a participação e presença de pais, alunos, professores e amigos. Recebemos o Pastor Jucá da Primeira Igreja Batista, o Pastor José Hamilton, da Assembléia de Deus e o Ministro da Igreja Católica, Rafael Padilha.
Ao final, cada um dos presentes receberam pães para que fossem partilhados com as pessoas da família, que não puderam estar presentes ou até mesmo com amigos.


"CENECISTA E EU: UMA HISTÓRIA DE AMOR" - A CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO N. S. DAS GRAÇAS

Dando continuidade ao projeto "CENECISTA E EU: UMA HISTÓRIA DE AMOR", estamos publiando nesta postagem trecho do livro "Altivo Linhares - Memórias de um líder da velha província" do Dr. Mauricio Monteiro que fala sobre da contribuição e empenho deste notável cidadão miracemense para instalação da CNEC em Miracema.


O GINÁSIO N. S. DAS GRAÇAS
Esta obra foi construída com uma importância de dois mil cruzeiros inicialmente por deferência do ministro da Educação Brigido Tinoco; as demais importâncias foram conseguidas em diversos setores – entre eles – o particular , para que fosse concluído.Uma das pessoas que Miracema conhece e , das mais endinheiradas e que não gosta de concorrer para as obras públicas , eu tive o prazer de saber que ele concordou em ajudar com a obra com importância regular, e com e esta afirmativa “É obra do Altivo ? Sendo obra dele eu concorro pois sei que ele realiza .Quero me referir ao Sr. José Ferreira de Assis.
O edifício do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças tem vinte metros de frente por trinta de fundos , com três andares e custou menos de trinta mil cruzeiros em 1965.Na mesma ocasião , um Grupo Escolar em São Gonçalo , com o mesmo número de salas ficou por mais de duzentos mil cruzeiros...Todas as minhas obras ficaram por preços excessivamente reduzidos porque eu tinha o cuidado de fazer concorrência para a aquisição de materiais e fiscalizar o serviço de fiscalização ; foi assim que o prédio da Prefeitura - o mais caro – ficou por duzentos e sessenta três contos de réis – toda arrecadação de todo o meu período administrativo do município não chegou , talvez – 18 anos de Prefeitura – não chegou a quinhentos mil cruzeiros e as obras que deixei realizadas , com esse dinheiro valem milhões de cruzeiros.
Igualmente, terminei as minhas atividades no campo da política em 1964 com a minha arrancada no dia 30 de março para buscar recursos militares com o Gal Mourão Filho em Juiz de Fora ; mal ali havia chegado de manhã cedo , a primeiro de abril , recebia ele os Coroneis aviadores que haviam sobrevoado as rodovias entre Petrópolis e São Paulo em que, não havia nenhum sinal de tropas.Nesse instante , presente também o General Dennys e o Desembargador José Neder e outros, Mourão teria dito “Pronto , está vitoriosa a Revolução!”
Ao meio – dia retornarei a Miracema já com as tropas desativadas.A minha atividade pública terminou com um ato Revolucionário. Depois disso tive que interferir com peso junto ao senador Filinto Muller para conseguir registro como candidato a deputado o meu filho, Luiz Fernando para a legenda da Arena.

terça-feira, 6 de abril de 2010

EX-ALUNO É PRATA DA CASA!

Olá caro ex-aluno !

Ficaremos felizes em saber sobre você, o que faz atualmente e quais as lembranças tem do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças.

Por favor, entre em contato conosco. Teremos prazer em responder e voltar, a saber, de você!

Envie-nos uma mensagem contando o que está fazendo hoje, suas recordações e memórias ou mande recados para algum ex-professor(a) que você gostava tanto, para que possamos matar as saudades !

Ah!, e é claro, se puder, venha visitar a (ainda) sua escola ...

Tel.: (22) 3852-0289

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CONVITE

Srs.Responsáveis e Alunos Cenecistas,

Dizer Feliz Páscoa, na tradição cristã, é desejar e fazer acontecer à fecundidade da terra, dos animais e das pessoas. É acreditar na vida de família, na dignidade da educação, na vida da comunidade, em que a celebração de Jesus Ressuscitado nos anima a lutar contra a opressão, no serviço e na solidariedade.

Sabedores de que compartilhamos dessa proposta, queremos que participe no dia 06 de abril às 19h, de uma cerimônia ecumênica sobre a Páscoa, com o objetivo de resgatar o seu verdadeiro significado no ano em que a Campanha da Fraternidade nos alerta que devemos servir a Deus e não ao dinheiro.

Obs.: Os alunos deverão estar uniformizados.

Atenciosamente,

Ana Maria de Lima de Barros
Diretora do C. C. Nossa Senhora das Graças

domingo, 4 de abril de 2010

ALUNOS CENECISTAS SÃO DESTAQUE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

O Colégio parabeniza a aluno Guilherme Moura (formando de 2008) pela perserverança, pela busca de seus obetivos e pela aprovação em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e também a Aluna Tamara David (formanda de 2008) em Engenharia Metalúrgica na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Parabéns e muito sucesso a vocês!

PANORAMA GERAL V - FELIZ PÁSCOA!

Por Caio Corrêa Derossi


Hoje é Páscoa! Estamos comemorando a ressurreição de Jesus, sendo relembrado todo o sofrimento que ele passou e assim nos fazendo um convite para refletir e mudar.
Em nome dos alunos do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças desejamos uma Boa Páscoa a todos e que ela não passe em vão pelas nossas vidas.

sábado, 3 de abril de 2010

EX- ALUNA, MAS PARA SEMPRE EM NOSSO CORAÇÃO!

Dentro do processo de resgate da memória de nosso colégio não poderíamos deixar de relatar a experiência e história de ex-alunos em que esta instituição marcou suas vidas.
Dentro deste processo a nossa 1ª convidada é a ex-aluna cenecista Barbara Samel Rocha Tostes que atualmente mora em Castro-PR. Agradecemos imensamente a Barbara em responder o nosso e-mail com tanto carinho!


Olá!

Que legal ver que o Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças está todo moderno, com blog e tudo!

Meu histórico no CNEC? Ah, lembro de tanta coisa! O colégio está no meu coração. Eu nasci em Miracema mas comecei a primeira série em Juiz de Fora (MG), porque meu pai tinha assumido a diretoria de uma seguradora naquela cidade. Quando minha família voltou para Miracema, fui matriculada no Cenecista. Nossa, no primeiro dia eu já estava na turma da tia Eunice! Segunda série. Eu adorava a tia Eunice. Ela era brava, mas eu aprendi tudo que sei com ela e, depois, com a tia 'Bijuca', na terceira e quarta séries... esse período foi lá em 1982...

Depois, fui estudar na parte da manhã no Cenecista, porque eu já estava na quinta série! A diretora era a Dona Geusa e a coordenação era por conta da bravíssima professora Aparecida (a molecada chamava de 'dona Pari, Paricida', hehehe). Dona Geusa chegava no seu fusquinha amarelinho claro (creme?) e todo mundo ficava quietinho, esperando na fila para ver o que ela ia falar. Toda sexta tinha hasteamento de bandeira e cantávamos o hino nacional e o de Miracema (RJ).

Nessa época eu tinha aulas com o professor Jair. Ele era um antigo funcionário de uma empresa que o fez viajar pela Europa. Sabia falar uns cinco idiomas. Deu aulas de francês e inglês para a nossa turma, na quinta e sexta séries. Nossa, ele era muito inteligente. Aprendi muita coisa com ele. Aprendi a gostar de ler Clarice Lispector e a escrever (quase) como ela. Quando "Seu Jair" entrava na sala, a rapaziada ficava toda em silêncio. Só falava quando ele mandava ler os textos. Não me recordo muito do francês, mas inglês eu aprendi! hehehe

Já no segundo grau (que hoje é Ensino Médio), eu fiz curso Normal. Eu e minhas colegas de turma fazíamos muita bagunça. Teatro para a criançada de toda a escola e das escolas municipais, que a direção fazia questão de convidar. Eram textos criados pela Sávia da Silva Oliveira (que hoje é assistente social e conversa comigo pelo Orkut, [risos])... e eu ajudava. Na verdade, a turma toda era muito criativa, a gente fazia bem em aproveitar o curso. Quando estagiávamos nas turmas, a meninava adorava.

Foi nesse período de Cenecista que escrevi dois livros infantis. Aí eu fui morar fora, casei, mudei. Estou morando no Paraná e sinto muitas saudades de Miracema e do colégio. Queria muito que minhas duas filhas estudassem lá onde estudei.

Sou jornalista e pós-graduada em Educação a Distância. Foi o que eu escolhi ser, desde os tempos do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças!

Abraços, cenecistas!
===========================================================
NOTA DO BLOG:
Barbara Samel Rocha Tostes, possui graduação em Jornalismo e é pós-graduada em Educação a Distância. Atualmente é editora do OSiteDaqui.com.br, trabalha no Departamento de Comunicação da Prefeitura de Castro-PR.

http://www.barbara.blog.br/

MAIS APROVAÇÕES EM VESTIBULARES

O colégio também parabeniza a aluna Julia Mansur pela aprovação em Farmácia na Nova Universidade Iguaçu (UNIG).

Parabéns e muito sucesso nesta nova etapa de sua vida!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

PANORAMA GERAL IV - DE TUDO UM POUCO


Por Caio Corrêa Derossi


Essa coluna é de caráter provisório na qual, eu, Caio Corrêa Derossi, aluno do 8º ano, falarei de forma aberta sobre os assuntos do Colégio e os dos assuntos que acontecem no Brasil e no Mundo.


FALAR OUTRAS LÍNGUAS
Todos nós sabemos a importância de falar outra língua , e sabemos que só nos traz vantagens. Neste ano temos inhglês e Espanhol, vamos estudar mesmo galera!

SEGURANÇA NA INTERNET
Quando você sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante por em prática alguns procedimentos de segurança, já que golpes, espionagem e roubo de arquivos e senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter na Web.

SAÚDE DO IDOSO
Sabemos que temos de tomar cuidados a vida toda , sem deixar de falar da melhor idade .É nessa idade que o nosso corpo fica mais fraco e já não apresentamos saúde como antes. Por isso é importante ter um acompanhamento com o especialista.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

MENSAGEM DE PÁSCOA DA DIRETORA

Recebi uma mensagem de Páscoa que gostaria de dividi-la com todas as pessoas que vêm esta data como um momento de grande significado para suas vidas. Intitula-se “Difícil Escolha”, autor desconhecido.

“O pastor de uma determinada igreja subiu ao púlpito e antes de começar a sua mensagem do culto da noite, fez uma apresentação ligeira, de outro ministro que os visitava.
Contou que se tratava de um dos seus amigos mais queridos desde a infância e desejava que ele dirigisse à igreja uma palavrinha, algo que estivesse em seu coração.
Foi assim que um homem, já idoso, levantou-se e começou a falar. Iniciou contando que, certa vez, um pai, seu filho e o amigo de seu filho decidiram fazer um passeio de barco na costa do Oceano Pacífico. De repente, uma tempestade fortíssima bloqueou-lhes a possibilidade de voltar à terra firme. As ondas eram tão altas, que mesmo o pai, um experiente marinheiro, não conseguiu manter o barco “em pé”, de modo que este virou, e os três foram lançados ao mar.
O pai conseguiu apanhar uma corda enquanto permanecia agarrado ao barco. E ali, naquela hora, teve que tomar a decisão mais difícil de sua vida: a qual dos dois rapazes ele iria atirar a outra ponta. Tinha poucos segundos para decidir, mas sabendo que seu filho era um seguidor de Jesus Cristo e o amigo dele não, em grande agonia gritou: “Filho, eu te amo!”, e jogou a corda na direção do amigo.
Enquanto salvava o garoto, seu filho foi tragado pelas águas para nunca mais ser encontrado. O “pai”, disse ele, “sabia que seu filho entraria na eternidade com Jesus. Ele não podia nem pensar em deixar o amigo de seu filho perecer sem conhecer o Salvador! E foi por isso que se dispôs a sacrificar seu próprio filho, para salvar o amigo dele. Quão maravilhoso é o amor de Deus! Ele fez a mesma coisa por nós! Nosso pai celestial sacrificou o Seu único filho, a fim de que nós pudéssemos ser salvos. Por isso eu quero incentivá-los a receber Sua oferta de salvação. Ele está jogando a corda da salvação até vocês neste culto”.Tendo dito isso, o velhinho sentou-se. Um grande silêncio tomou conta da igreja..Após o culto, dois jovens da igreja foram falar com ele. Sem ser indelicado, um deles disse: “Foi boa aquela história que o senhor contou; todavia, não acho que o pai tenha sido realista. Sacrificou a vida de seu filho baseado em mera esperança de que seu amigo viesse a tornar-se cristão”. “É aí mesmo que está a chave da questão” respondeu o velhinho.“ De fato, não parece muito lógico, não é? Mas essa história me faz entender um pouquinho o significado para o nosso Pai do céu do que ele fez por mim... Sabe... nessa história que contei, o pai era eu, e o seu pastor, o pastor dessa igreja,o amigo do meu filho”.

Amigos, que estejamos dispostos a lançar a corda sempre, a todas as pessoas que ainda não tiveram a alegria de conhecer JESUS e RECEBÊ-LO em seus corações.

Feliz Páscoa!

Ana Maria de Lima de Barros
Diretora do C. C. Nossa Senhora das Graças