quinta-feira, 30 de setembro de 2010

UFJF ABRE HOJE INSCRIÇÕES PARA O PISM

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, abre às 14h desta quinta-feira (30) as inscrições para o vestibular 2011. Serão oferecidas 3.388 vagas em 41 cursos e habilitações. O prazo termina às 15h de 10 de novembro.

Os interessados devem se inscrever somente pela internet, no site http://www.vestibular.ufjf.br/. A taxa é de R$ 110 para o vestibular e de R$ 85 para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O candidato que obteve redução ou isenção da taxa deve fazer a inscrição.

O edital do vestibular traz dois novos cursos: ciências contábeis, diurno e noturno, com 40 vagas cada um, e sistemas de informação, noturno, com 40 vagas.

Só estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever. A nota do exame irá substituir a primeira fase do processo seletivo da UFJF.

A prova da segunda fase ocorre nos dias 20 e 21 de dezembro. Com questões discursivas, o exame será aplicado somente em Juiz de Fora.

Quem concorre a uma vaga pelo Pism terá de fazer provas objetivas e discursivas, que serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro (módulos I e II) e 19, 20 e 21 de dezembro (módulo III).

SiA UFJF irá oferecer 80 vagas do bacharelado interdisciplinar em ciências humanas e 96 do curso de ciências exatas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Para essas vagas, o candidato precisará fazer apenas o Enem, dispensando a segunda fase da UFJF. Se quiser, o estudante poderá se inscrever no vestibular e também tentar uma vaga pelo Sisu nessas duas graduações.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REALIZARAM SIMULADÃO PARA O ENEM NO FIM DE SEMANA

Nas manhãs de sábado e domingo (25/09 e 26/09), aconteceu o Simuladão da 3ª série do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças, com a participação de todos alunos desta turma do Ensino Médio. O simulado, teve como objetivo avaliar os conteúdos, preparar os estudantes para o ingresso no Ensino Superior e promover a maturidade nos processos seletivos. A prova, composta por 180 questões objetivas (90 em cada dia) e uma redação, foi totalmente formulada com questões retiradas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de vestibulares.




O Colégio agradece o empenho da Prof. de Biologia Fatinha Toquarto, na aplicação e organização do simulado.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

BLOG DO CENECISTA PASSA DE 10.000 ACESSOS

Para quem ainda não percebeu... este brilhante espaço de divulgação, informação, lazer e recreação já ultrapassou as 10000 (dez mil) visitas.

Obrigado aos amigos, às amigas, diretora, cordenadoras, professores, pais, alunos e funcionários...Obrigado aqueles que lutam dia-a-dia para que o Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças continue sendo a melhor instituição de Educação Básica da região.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

VEJA COMO SERÁ ELABORADA AS QUESTÕES DO ENEC 2010

Com o objeto de familiarizar alunos e professores de como é elaborado as questões que irão compor o ENEM 2010 estamos disponibilizando o material para que todos conheçam e identifiquem cada uma das partes que compõem as questões da prova.

Os itens apresentados são compostos por elementos chamados de Enunciado, Comando (que pode vir acompanhado de um suporte), e Alternativas de Resposta. Vamos conhecer mais um pouco sobre eles.

Enunciado

O Enunciado traz um estímulo ao aluno, apresentando uma situação que o convida a tomar uma decisão e a responder ao que está sendo solicitado. O Enunciado pode ter uma estrutura que o apoie, o suporte.

Suporte

O suporte pode ser coletado de variadas fontes primárias de informação, como, por exemplo, jornais, mapas, fotos e imagens do cotidiano.


Comando

O Comando é a pergunta-chave ou a instrução que solicita ao aluno identificar, entre as alternativas, a resposta correta. Pode ser apresentado sob a forma de complementação ou sob a forma de interrogação. Ele deve ser preciso e estar associado à habilidade que se pretende avaliar por meio do item, definindo com clareza a tarefa a ser realizada.


Alternativas de Respostas

As Alternativas de Resposta são apresentadas numa lista de cinco (ou quatro) opções, mas apenas uma é a correta. As demais alternativas são chamadas distratores e devem ser plausíveis, referindo-se a raciocínios possíveis dos alunos que não dominam a habilidade requerida. Conquanto possam ser plausíveis, analisadas isoladamente, não são corretas quando referidas ao Enunciado e ao Comando.


CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O EXEMPLO

domingo, 26 de setembro de 2010

CENECISTA REALIZARÁ FEIRA DO CONHECIMENTO NO PRÓXIMO DIA 02

A Coordenação Pedagógica do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças está empenhada na organização da Terceira Feira do Conhecimento, que ocorrerá na própria instituição, nó próximo sábado, dia 02/10. O evento, que ocorre anualmente, apresenta uma série de pontos positivos, relacionando diversas áreas do conhecimento.
Para realizar a feira, alunos e professores estão envolvidos há várias semanas para que sejam bem desenvolvidos e organizados os trabalhos a serem apresentados. Os professores atuam como orientadores das atividades. Além de ser uma forma de avaliação que é computado no currículo de notas, a feira traz integração entre os alunos e desperta a vontade de aprender.

sábado, 25 de setembro de 2010

CONFIRA O GABARITO DA 2ª AVALIAÇÃO QUINZENAL DO 3º TRIMESTRE

Foi aplicado ontem (24/09) pela manhã da 2ª prova quinzenal do 3º Trimestre de 2010. A avaliação foi aplicada para todos alunos do Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) e Ensino Médio.

Os alunos da 3ª Série do Ensino Médio irão excepcionalmente fazer a avaliação em forma de simulado preparatório para o ENEM eVestibular 2011 neste sábado e domingo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

UFRJ ABRE INSCRIÇÕES PARA VESTIBUILAR 2011

Este ano, as vagas para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro) UFRJ serão ocupadas por três vias distintas: 40% das vagas de cada curso seguirão o modelo tradicional de provas discursivas UFRJ, o Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação UFRJ 2011. As 60% restantes serão preenchidas via Enem/Sisu, sendo 20% reservadas para alunos de escolas estaduais e municipais do Rio de Janeiro.
Este Concurso 2011 trata, portanto, da ocupação de 40% do total de vagas UFRJ. Confira o total de vagas de cada curso no Quadro de Vagas anexo ao Edital do Concurso que você encontra no Manual do Candidato disponível no site:



CONFIRA AS DATAS

Inscrições (gratuitas): De 20 a 26 de setembro de 2010 (internet)

THE (Teste de Habilidade Específica): 23 e 24 de outubro de 2010

Provas: 15 e 21 de novembro de 2010

sábado, 18 de setembro de 2010

ORIENTAÇÕES PARA O ENEC 2010 – 2º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

A exemplo dos anos anteriores, o ENEC (Exame Nacional das Escolas Cenecistas) é instrumento de coleta de dados para geração de relatórios que permitam às Unidades Cenecistas dispor de instrumentos de controle e de gestão da aprendizagem, de modo que, pela análise dos relatórios, seja possível utilizar os recursos disponíveis para a solução dos problemas detectados, bem como para a ampliação de melhorias detectadas. Quanto à Avaliação deste ano, no 2º ano do Ensino Fundamental, faz-se necessário esclarecer que:

• apresentará um texto-base, que constitui uma unidade mínima significativa, cuja linguagem é adequada à série/ano, respeitando-se o nível de alfabetização dos alunos. É importante salientar que a escolha, não só do texto-base, mas também dos textos complementares, tem como pressuposto a autonomia do aluno em relação à leitura. Além disso, para evitar o questionamento junto ao professor durante a aplicação da Avaliação, no rodapé de cada página, quando se fizer necessário, haverá um glossário. Desse modo, o aluno fará a avaliação com segurança, sem necessitar da ajuda do professor-aplicador;

• conforme já se notificou, haverá 20 questões, cujos formatos serão basicamente dois: um de respostas construídas e outro de respostas de reconhecimento. No primeiro caso, o aluno elaborará uma resposta que poderá ser, por exemplo, completar uma sentença, uma sequência numérica e/ou solucionar situações-problema. No segundo caso, cujas questões são de múltipla escolha, o aluno deverá selecionar apenas uma resposta correta, dentre quatro alternativas oferecidas. As restantes possibilitarão raciocínios plausíveis, sem, no entanto, serem corretas, de acordo com o seu enunciado e comando;

• serão cobrados conteúdos e habilidades já previstos no Conteúdo Programático / 2010 e em consonância com os PCNs e com os descritores do SAEB;

• não serão utilizados enunciados nos quais apareçam expressões negativas, como “não está correta a...” ou “assinale a resposta incorreta”;

• a Avaliação terá a duração de 3 horas e 30 minutos;

• não será utilizado Cartão de Respostas;

• será exigida letra legível nas questões discursivas;

• a Avaliação será devolvida, tal como realizada pelo aluno, ao professor-aplicador;

• a Unidade Cenecista empacotará, por turma (caso haja mais de uma), as Avaliações, remetendo-as à Unidade Cenecista de Uberaba, juntamente com os Cartões de Respostas preenchidos das demais séries/anos, para que sejam corrigidas por equipe específica.

As Avaliações do 2o ano serão corrigidas por uma equipe de docentes que, capacitada para tanto, já vivenciou correções, por vários anos, de Avaliações feitas por alunos dessa faixa etária em outros ambientes.

Após a plena utilização dos dados coletados, as Avaliações serão devolvidas às Unidades Cenecistas em momento oportuno.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

IMAGENS DE SETE DE SETEMBRO







As fotos foram enviadas pelo advogado do DER-RJ, Dr. José Carlos Corrêa.


O colégio agradece o carinho do Dr. José Carlos!

MAIS MEDALHAS PARA O COLÉGIO NOS JEM

Ouro na PETECA - Categoria C
Antonio Fernando e Sávio

Prata no FUTSAL - Masculino B
José Ricardo Chacour, Lucas Daibes, Luis Felipe Guedes, Raphael Moreira, Thalles Benázio, Nicolas Rabelo, Juan Diniz, Abner Reis, Sávio Bastos, Caio Nunes


Parabéns alunos pela garra e dedicação ao nosso colégio!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

NOSSOS ALUNOS CONQUISTAM PRIMEIROS LUGARES EM PROCESSO SELETIVO DO INSS DE MIRACEMA

Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio, Isyara Taverna Pimenta, Paulo Cesar Jesoé Tancredo e Iúri Fagundes da Silva, alunos da nossa escola, foram aprovados no processo seletivo de estagiários do INSS nº001/2010, na Agência da Previdência Social em Miracema.

Os quatro primeiros lugares obtiveram a mesma nota sendo que o critério de desempate foi a idade.

2ª Série do Ensino Médio - Iúri (01) , Isyara (02) e Paulo Cesar (03)


Parabéns alunos! Nossa escola está mais uma vez em festa!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

“PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS” É TEMA DE PALESTRA NO CENECISTA


Para conscientizar e informar os alunos sobre o perigo do uso de drogas, o Colégio Cenecista Nossa Senhoras das Graças realizou hoje, dia 13/09, uma palestra com tema: “Prevenção ao Uso de Drogas e Qualidade de Vida”. O convidado a proferir a palestra foi o Dr. Eddy Escobar. O médico tem experiência com trabalhos de prevenção às drogas no Rotary Club Internacional além das experiências adquiridas enquanto foi Secretário de Saúde do nosso município.

O Dr. Eddy iniciou a palestra explicando a classificação das drogas e alertou para o fato de que o álcool é a droga mais consumida, tendo como base em estatísticas realizadas, o qual detectou 11,2% de dependentes de álcool no país. “Estes dados mostram que 15% da população adulta bebe de forma abusiva, 50% dos acidentes de trânsito são causados devido ao uso de drogas e 20% das famílias tem ou tiveram problemas com álcool”.

Para o médico, o tema é importante para conscientizar os jovens sobre o perigo do contato com as drogas. Seu objetivo é ressaltar que as pessoas podem viver com qualidade e aproveitar as coisas boas da vida lançando mão das drogas. Drogas não ajudam ninguém, muito pelo contrário, destrói vidas e carreiras. Todo mundo aqui do colégio está em busca de uma carreira, de um futuro, que podem ser interrompidos, caso haja o envolvimento com o uso de drogas, alerta.

O Colégio agradece a disponibilidade e o carinho do Dr. Eddy Escobar em proferir a palestra em nossa instituição.

CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS PARA REUNIÃO

CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO

Atendendo a solicitação a Superintedência da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade no Estado do Rio de Janeiro, estamos convocando todos os professores e funcionários da Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças para participarem de uma reunião que ocorrerá no dia 21/09/10 (terça-feira) às 11horas.

No aguardo de sua presença, que certamente qualificará a reunião.

Atenciosamente,


Ana Maria de Lima de Barros
Diretora

sábado, 11 de setembro de 2010

CENECISTA CONQUISTA MAIS UMA MEDALHA NOS JEM

Ganhamos mais uma medalha de prata ontem à tarde nos Jogos Estudantis Municipais (JEM)!
Na quadra coberta do Colégio Estadual Deodato Linhares, o Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças conquistou no Handebol Feminino (14 anos) mais essa vitória, sendo que ganhamos do SEC de 3X2 e perdemos para o CIEP 267.

Parabéns à nossas meninas que lutaram e jogaram com garra para conquista deste título!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

1ª PROVA TEMÁTICA/ QUINZENAL DO 3º TRIMESTRE OCORREU H0JE PELA MANHÃ

Hoje realizamos com tranquilidade pela manhã a I Avaliação Quinzenal do 3º Trimestre. A avaliação foi aplicada para todos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1ª a 3ª séries do Ensino Médio.

Esta experiência de provas quinzenais exige dos alunos maior responsabilidade para com a vida escolar, transformando as avaliações escritas exigências do cotidiano no processo de ensino /aprendizagem.

Os Gabaritos serão divulgados na segunda-feira aqui no blog.

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental realizando a prova

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CENECISTA GANHA MAIS UMA PARTIDA NOS JEM

Ontem à noite (08/09) no Estádio Municipal Plínio Barros, nossos alunos brilharam mais uma vez!

O jogo entre SEC e CNEC revelou a primeira grande goleada dos jogos: CNEC 6 x 0 SEC, no futebol masculino Sub-14.

Parabéns alunos cenecistas!

O Prof. Rogério foi um dos responsáveis, ao lado do Prof.Piaza, pelo treinamento dos meninos do futebol SUB-14, que venceu por 6 x 0 o SEC



====================================================================
Infelizmente não ganhamos hoje pela manhã no FUTSAL Masculino (18 anos) ,mas parabenizamos aos nossos meninos pela garra e determinação com que jogaram.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CENECISTA BRILHA NA ABERTURA DOS JEM (JOGOS ESTUDANTIS MUNICIPAIS)

Os JEM (Jogos Estudantis Municipais) de 2010 foram oficialmente abertos no último dia 7 pelo prefeito Ivany Samel, pela Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciana Rodrigues de Moura Souza, e pelo diretor do Departamento de Esportes, Gisvaldo Teperino.

Os jogos estão sendo disputados na Escola Municipal Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra, no Colégio Estadual Deodato Linhares, no Clube XV e no Estádio Municipal Plínio Bastos de Barros.

Hoje pela manhã nosso Colégio brilhou mais uma vez! As alunas da categoria até 12 anos conseguiram a 1ª Medalha de Prata para nossa escola - Futsal Feminino.

Parabéns alunas que pela primeira vez estão disputando o campeonato e o fizeram com muita garra e vontade de acertar.

Os alunos desta categoria disputaram o 1° jogo, venceram por 2 x 1 e estão na semifinal, que vai ser realizada na próxima segunda-feira, às 14h.

Agradecemos aos responsáveis pela participação dos nossos atletas.

Prof. Rogério, Diretora Aninha e Alunas Cenecistas

Diretor de Esportes Gisvaldo, Prof. Rogério e Alunas Cenecistas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

MAIS UMA PARTICIPAÇÃO DO COLÉGIO CENECISTA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NAS COMEMORAÇÕES DE 07 DE SETEMBRO

A direção do colégio Cenecista agradece a participação dos alunos, professores e coordenadores pelo brilhante desfile realizado esta manhã de 07 de setembro.

AGRADECE, TAMBÉM, A PARTICIPAÇÃO DOS INTEGRANTES DA BANDA COMPOSTA POR ALUNOS SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO BILU, QUE COM EMPOLGAÇÃO E MUITA ORGANIZAÇÃO CONDUZIRAM A ESCOLA PELA RUA PRINCIPAL DA NOSSA QUERIDA MIRACEMA.


07 DE SETEMBRO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Este ano estamos comemorando os 188 anos de Independência!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SEMANA DA PÁTRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Em comemoração ao Dia da Pátria, os alunos da Educação Infantil organizaram uma apresentação aos pais para representar a Independência do Brasil.
Durante a semana, os professores estimularam o conhecimento da história da independência do país, seu contexto e personagens, além de noções de ética e cidadania.

Veja algumas fotos do desfile comemorativo da semana da pátria, onde pais, avós, alunos e professores estavam super alegres e felizes.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CONVOCAÇÃO PARA DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

Há 184 anos, o Brasil vivia o auge do processo que o levou à independência do governo de Portugal. Desde então, o País adotou o dia sete de setembro para comemorar este fato que mudou sua história. Neste ano, em Miracema, as comemorações, popularmente conhecidas como "Desfile de 7 de setembro", como de costume, serão realizadas na Rua Marechal Floriano Peixoto, terça-feira, 7 de setembro, a partir das 9 horas.


CONVOCAÇÃO


Da: Direção / CoordenaçãoPedagógica

Para: Pais / Responsáveis dos alunos do 9º Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Cc: Para Professores e Funcionários

Assunto: Desfile Cívico - Escolar - 07 de Setembro

Prezados Senhores,

Unindo-se às comemorações da Independência do Brasil, o Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças participará do Desfile Cívico – Escolar, que realizar-se-á:

Dia: 07/09/2010 (terça-feira)
Horário do Desfile: 9 horas
Horário da concentração: 8h 30min
Local da concentração: Av. Nilo Peçanha (em frente ao Colégio)
Local da dispersão: (Praça Dona Ermelinda)
Uniforme : completo

Observações:
1 - Tal evento faz parte do Projeto Pedagógico desta Escola, e contamos com a presença de todos os alunos 9º Ensino Fundamental e Ensino Médio.

2 - Prezando pela segurança de seus filhos e a fim de evitar desencontros, reiteramos que o local da dispersão deverá ser respeitado.

3 - Para melhor apresentação da Escola, no Desfile, solicitamos sua colaboração incentivando a participação de seu(a) filho(a).


“Ser um bom cidadão é participar da sociedade em que se vive”.


Gratos pela compreensão.


Atenciosamente,


Márcia Emíla de Azevedo Machado
Coordenadora Pedagógica


Ana Maria de Lima de Barros
Diretora Geral

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RANKING ENEM 2010: CENECISTA MIRACEMA OCUPA BOA POSIÇÃO...MAS QUEREMOS MAIS!

No Brasil
25476 - Escolas
1385º - Nossa Classificação
Estamos 24091 à frente!

No Estado do RJ
2043 - Escolas
195º - Nossa Classificação
Estamos 1385 à frente!

Na Rede CNEC - Nacional
148 - Escolas
19º - Nossa Classificação
Estamos 129 à frente!

Na Rede CNEC - Estadual - RJ
37- Escolas
3º - Nossa Classificação
Estamos 34 à frente!


CENECISTA MIRACEMA...ENSINO DE QUALIDADE!