sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DE UMA DIREÇÃO E DE UMA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ATUANTES NA ESCOLA


Por Caio Corrêa Derossi




EM MENSAGENS ANTERIORES JÁ FORAM RESSALTADAS A IMPORTÂNCIA TANTO DO ALUNO QUANTO A DO PROFESSOR PARA MELHOR DESENVOLTURA DA CONCRETIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO DO COLÉGIO, DA REDE E TAMBÉM DA VIDA. HOJE FALAREMOS DA IMPORTÂNCIA DA DIREÇÃO E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ATUANTES NA ESCOLA.

A DIREÇÃO DO COLÉGIO ASSUME UM PAPEL IMPORTANTE NOS PALCOS DA INSTITUIÇÃO, DESDE O COMEÇO ATÉ O FINAL DE TODO O ESPETÁCULO, RESOLVENDO TUDO PARA QUE NO DECORRER E NO ENCERRAMENTO DA APRESENTAÇÃO, O PÚBLICO E OS ATORES, SAIAM SATISFEITOS. MAS, ESTÁ EQUIVOCADO QUEM ACHA QUE O PAPEL DE UMA BOA DIREÇÃO ACABA NO ADMINISTRATIVO, ELA “DERRUBA” BARREIRAS PARA SE INTEGRAR COM OS ALUNOS E COM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, NÃO SE FECHA, AO CONTRÁRIO, É ACESSÍVEL A TODOS E, ATUA JUNTO À COORDENÇÃO PEDAGÓGICA TRABALHANDO COM PARCERIA, RESOLVENDO OS PROBLEMAS EM CONJUNTO OU INTERVINDO COM PRECISÃO.

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA É UM ELO ENTRE A COMUNIDADE ESCOLAR E A DIREÇÃO, FAZ PARTE DA CENA DE FORMA ATUANTE, O TEMPO TODO. SEU PAPEL DEVE SER JUNTO À DIRETORIA, MAS COM UM PONTO DIFERENCIADO: É MENOS ADMINISTRATIVO. ENTRETANTO, A CORDENAÇÃO NÃO DEIXA QUE O RENDIMENTO DOS ATORES CAIA E A QUALIDADE DO ESPETÁCULO TAMBÉM. MAS, CASO ALGO OCORRA, ELA ENTRA EM AÇÃO NÃO DEIXANDO QUE NADA ABALE A ESTRUTURA.

A DIREÇÃO E A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ESTÃO NO MESMO NÚCLEO DE PERSONAGENS, CUMPRINDO PAPÉIS ÀS VEZES PRINCIPAIS, OUTRAS VEZES COADJUVANTES, MAS SEMPRE COMO PARCEIRAS ESTABELECENDO FUNÇÕES DE “MÃE” (DIREÇÃO) E “FILHAS” (COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, SECRETARIA, TESOURARIA).

FORMAR, ESTABELECER E MANTER ESSE ELO (COMUNIDADE, DIREÇÃO E COORDENAÇÃO), É IMPORTANTÍSSIMO PARA DAR CONTINUIDADE A ESSA VIVÊNCIA HARMONIOSA NO ÂMBITO ESCOLAR, UMA RELAÇÃO QUE, BEM MANTIDA, GERA FRUTOS E ACARRETA ÓTIMOS RESULTADOS.

O COLÉGIO CENECISTA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS REINTERA TODO O APOIO À COMUNIDADE E TAMBÉM AOS ALUNOS, PRETENDENDO SEMPRE MELHORAR E ESTAR PRESENTE MARCANDO A VIDA DE TODOS, CUMPRINDO UM PAPEL DE FORMADORA DE OPINIÕES E CIDADÃOS CONSCIENTES EM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO, ALÉM DE SE DESTACAR NA REDE, CONHECER SUA METODOLOGIA, PROPOSTA DE ENSINO E MOSTRAR RESULTADOS POSITIVOS.

NÓS AINDA REAFIRMAMOS A IMPORTÂNCIA DESSA COMUNIDADE ATENTA E DE TODOS NOSSOS FUNCIONÁRIOS QUE PRESTAM SERVIÇOS IMPRESCINDÍVEIS À VIDA DESSA UNIDADE ESCOLAR.

LEMBRAMOS QUE TODAS ESSAS PARTES FRAGMENTADAS NÃO TÊM A MESMA FORÇA QUE UNIDAS PARA CONCRETIZAR ESSE BELÍSSIMO PROJETO “DE OLHO NO FUTURO”, SENDO CONSEQUÊNCIA DE UM PASSADO INOVADOR, UM PRESENTE DE TRABALHO E CONSTRUÍDO DIA A DIA COM A PARCERIA DE TODOS.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EXAME NACIONAL DE ESCOLAS CENECISTAS 2011 FOI APLICADO EM MIRACEMA NA ÚLTIMA SEXTA


Com muita tranqüilidade, organização e entusiasmo, foi aplicada aprova para alunos do 2º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental no último dia 21 de Outubro, a 6ª Edição do Exame Nacional de Escolas Cenecistas (ENEC) no Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças. A aplicação foi supervisonada pela Diretora Rosiléia do Colégio Cenecista Santa Mônica de Cordeiro – RJ e pela apoiada pela Coordenadora Márcia Azevedo.

domingo, 23 de outubro de 2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

OS PROVÕES E AVALIAÇÕES INTERDISCIPLINARES

por Caio Corrêa Derossi





ESSE TIPO DE AVALIAÇÃO, DENOMINADO “PROVÃO”, É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, JÁ QUE ESTIMULA OS ALUNOS, POIS SÃO RECOLHIDOS TODOS OS TEMAS TRABALHADOS NAS DISCIPLINAS DENTRO DE CERTO PERÍODO E FEITA UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESTIMULANDO O ESTUDO E FIXANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS.

NESSE SISTEMA DE AVALIAÇÃO ESTÁ ENTRELAÇADO O PONTO MAIS IMPORTANTE DE TODA ESSA ESTRUTURA, SENDO TUDO QUE O ENVOLVE, UMA CAUSA OU CONSEQUÊNCIA DO MESMO. A PALAVRA – CHAVE É... ESTUDAR!

PARA MUITOS, ADMIRAÇÃO. PARA OUTROS, ESPANTO. MAS PARA A MAIORIA UMA CONSTATAÇÃO FEITA E QUASE IRREVOGÁVEL: A FALTA DO HÁBITO DE ESTUDOS ACARRETA PROBLEMAS.

ESTUDAR ACIMA DE QUALQUER COISA É PRIMEIRO UMA OBRIGAÇÃO, MAS NÃO PRECISAMOS LIGAR ESSA ATITUDE A COISAS RUINS, MAS SIM TENTAR TORNÁ-LA PRAZEROSA E SATISFATÓRIA.

O COLÉGIO CENECISTA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, VISA A UMA PROGRESSÃO DO MÉTODO DE ESTUDO, POIS DESDE O 1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, OS ALUNOS SÃO SUBMETIDOS AOS “PROVÕES” TANTO DA PRÓPRIA ESCOLA, QUANTO AOS DA REDE, E ASSIM PROGRESSIVAMENTE ALMEJANDO SEMPRE O MELHOR: AS FACULDADES FEDERAIS, BONS CONCURSOS, ETC.

O ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO) SERÁ REALIZADO NOS DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO, E OS ESTUDANTES QUE farão ESSE EXAME TÊM QUE ESTUDAR NO MÍNIMO 3 HORAS POR DIA. PORTANTO, PARA OBTER SUCESSO É TÃO IMPORTANTE O AVANÇO NAS QUESTÕES RELACIONADAS AO ESTUDO, JÁ QUE QUALQUER VESTIBULAR OU SIMILAR, NÃO É FEITO A PARTIR DO ENSINO MÉDIO, MAS SIM DE TODA UMA VIDA ESCOLAR.

NA NOSSA VIDA TUDO ESTÁ INTERLIGADO COM TUDO, NADA VEM PURO, OU SEM CONSEQUÊNCIAS. PENSANDO NISSO, É UMA MEDIDA TANTO DA REDE CNEC QUANTO DO COLÉGIO CENECISTA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, O SISTEMA DE AVALIAÇÕES INTERDISCIPLINARES, QUE VISA NÃO A UMA SIMPLES QUESTÃO DE FÍSICA, POR EXEMPLO, MAS SIM, ÀS APLICAÇÕES DA MESMA EM NOSSO COTIDIANO, ALÉM DE INTEGRÁ-LA COM OUTRAS MATÉRIAS NAS QUAIS PRECISO JUNTAR MEUS CONHECIMENTOS INERENTES A UM ESTUDANTE, AOS ADQUIRIDOS AO LONGO DE UMA VIDA.

ISSO É FEITO, POIS O COLÉGIO CENECISTA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, ACREDITA E DESPERTA O PENSAMENTO CRÍTICO E LÓGICO PARA ALÉM DE FORMAR UM BOM PROFISSIONAL, FORMAR UM VERDADEIRO CIDADÃO, COM A PARCERIA DA NOSSA REDE QUE VEM DEMONSTRANDO SER ATUANTE E PREOCUADA COM O FUTURO, COMO constatamos EM NOSSO MATERIAL DIDÁTICO.

Há ESTUDANTES que NÃO GOSTAM DESSE TIPO DE AVALIAÇÃO, TANTO DOS “PROVÕES”, QUANTO DAS INTERDISCIPLINARES, MAS ESPERAMOS QUE COM A EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS QUE VAI DESDE A MELHOR DIVISÃO DE PONTOS, AO ÊXITO NO VESTIBULAR, OS ALUNOS CONSIGAM ENTENDER E FAZER VALER MELHOR ESSA METODOLOGIA.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DICAS PARA PROVA DO ENEM PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO

 Chegar meia hora antes do horário previsto para o começo da prova;

 Lembre-se que estamos no horário de verão;

 Não esquecer o documento de identificação original com foto:
carteira de Identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista sem estar vencida;
* Sem um destes documentos a pessoa não entrará nem no portão de acesso ao local da prova;

 Levar caneta esferográfica transparente preta, o sistema não lê outra cor de caneta ou lápis;

 Prestar atenção na disciplina de opção, tomar cuidado, pois no cartão resposta constarão as duas disciplinas, e o aluno só poderá marcar as resposta na disciplina que o mesmo optou;

 Não levar boné ou relógio, pois não será permitido fazer a prova com esses itens;

 Desligar o aparelho celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico ao entrar no local da prova;

 Não levar lápis nem borracha, o uso de lápis ou borracha é proibido pela organização do Enem;

 Redação: Escrever no mínimo oito linhas: escrever menos de oito linhas é um dos principais motivos para a anulação da prova;

 Respeitar os fiscais, pois eles são responsáveis pela segurança da prova;

A Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e Funcionários do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças desejam aos nossos alunos uma excelente prova do Enem.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CENECISTA RECEBE TROFÉU DE PATICIPAÇÃO NO JEM

Em reconhecimento ao empenho de nossa escola nos Jogos Estudantis Municipais 2011, a Secretária Municpal de Educação Luciana Moura e Diretor de Esportes Gisvaldo Teperino entregaram em ato solene na sede da Secretaria um trófeu de paticipação à diretora Ana Lima e o Professor de Educação Física Rogério Nascimento.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CENECISTA DIVULGA EDITAL DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ANO LETIVO DE 2012


O Cenecista Nossa Senhora das Graças divulgou o Edital nº 001/2011, de 13 de outubro de 2011 que fala sobre o processo seletivo para Concessão de Bolsas de Estudo da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para ano de 2011 para alunos já matriculados na Rede CNEC.
O processo de inscrição vai de 17 a 21 de outubro 2011.

Os interessados deverão procurar a escola nos horários de 8h às 11h e de 14h às 17h.

Na Secretaria estão disponiveis o Edital e a ficha que deverá ser preenchida e entregue juntamente com toda documentação exigida.


CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O EDITAL NA ÍNTEGRA


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MENSAGEM DA DIREÇÃO AOS PROFESSORES

"Professor bom é Professor bem preparado, que apresenta resultados, que ama o que faz , que está sempre atrás de novidades e formas para mehorar sua prática; que sente prazer e vontade de trabalhar. Em outras palavras, Parabéns Professor Cenecista"!

Atenciosamente,

Ana Maria de Lima de Barros
Diretora

sábado, 15 de outubro de 2011

HOMENAGEM AOS PROFESSORES


por Caio Corrêa Derossi




O professor é o profissional que forma um cidadão , tanto perante a vida, mostrando caráter, honestidade, senso, coisas que às vezes faltam em casa, quanto para o futuro, já que a base de qualquer profissão, quem dá é o professor, e isso não é feito só no ensino médio ou em pontos de orientação vocacional não, mas sim, em todo o âmbito escolar, em todos os ciclos de aprendizagem.

Você já parou para refletir se existiria alguma profissão sem a existência de um professor?

Hoje muitas coisas mudaram: a dinâmica da educação, o aprendizado, a relação professor-aluno mudaram, mas o que não pode mudar é o respeito mútuo nessa importantíssima engrenagem.

Essa homenagem se estende também a todos os profissionais da educação envolvidos direta ou indiretamente, que nos palcos ou nos bastidores brilham, promovendo um belíssimo espetáculo.

Escola não é apenas um prédio, uma edificação , mas sim uma engrenagem toda bem ligada e intercalada, dependente uma da outra, para obter sucesso. É isso que o Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças, vem mostrando, através dos excelentíssimos resultados tanto no geral, quanto dentro de nossa rede, sem precisar ferir ou denegrir ninguém, pois vivemos em um país livre , no qual todos têm livre arbítrio para escolher o que é melhor ou o que é mais conveniente. Valorizamos a propaganda via oral , por todas as mídias, mas gostamos de mostrar resultados através de números.

O Colégio Cenecista reintegra os parabéns a todos os professores, principalmente aos nossos, e visamos sempre o melhor para a continuação do funcionamento dessa engrenagem.

Muito obrigado e Parabéns !!!!!!!!!!!!



* Caio é aluno do 9º Ano do C. C. Nossa Senhora das Graças

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

COLÉGIO PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFESSOR

Professores da instituição participaram, na última terça-feira, de uma grande confraternização promovida pela direção do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças por ocasião do “Dia do Professor”, comemorado em 15 de outubro.

Mais do que oferecer um momento de descontração e alegria, o evento possibilitou a interação entre os docentes e colaboradores da escola, tanto dos. Os professores foram recebidos com mensagens de boas-vindas e otimismo por Prof. Msc. Ana Maria de Lima de Barros, diretora geral da unidade cenecista.

O “Dia do Professor” é lembrado graças a uma iniciativa da época do Brasil Império. 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial instituindo o Ensino Elementar no Brasil. Dizia o documento que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”, fato que possibilitou a difusão e socialização do conhecimento pelas diversas localidades do Brasil Império.

No entanto, somente em 1947, 120 anos após publicação do decreto, aconteceu a primeira comemoração de um dia exclusivamente dedicado ao professor. Em uma pequena escola da Rua Augusta, na capital paulista, onde existia o então Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”, alguns professores tiveram a idéia de organizar um dia de descanso para repor as energias gastas em um longo semestre letivo e também para discutir novas propostas.

Professor Salomão Becker sugeriu que o encontro fosse realizado em 15 de outubro, uma vez que, em sua cidade natal, nesse dia, alunos e professores já se organizavam em uma comemoração informal. A iniciativa ganhou expressão nos anos seguintes até ser oficializada pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

domingo, 9 de outubro de 2011

TURMINHA DA TIA ADRIANA PORTELA FAZENDO A FESTA NO DIA DO FEIJÃO AMIGO

As Professoras da Educação Infantil proveram no ultimo dia 04/1o o "Dia do feijão" na nossa escola. Os alunos plantaram (germinação) e comeram o feijão amigo.







sábado, 8 de outubro de 2011

EXAME NACIONAL DE ESCOLAS CENECISTAS 2011 FOI APLICADO EM MIRACEMA NA ÚLTIMA SEXTA

Com muita tranqüilidade, organização e entusiasmo, foi aplicado ontem, (07/10) a 6ª Edição do Exame Nacional de Escolas Cenecistas (ENEC) no Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças, sendo que este ano a aplicação do Exame foi divido em duas etapas sendo esta primeira para a 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e a segunda que ocorrerá no próximo dia 21/10 para o Ensino Fundamental. A aplicação foi supervisonada pela Pedagoga Vânia do Colégio Cenecista Santa Mônica de Cordeiro – RJ e apoiada pela Coordenadora Márcia Azevedo.

O ENEC contou com a participação de cerca de 60 alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Com o tema "Sociedade e suas transformações: o mundo que queremos construir" todas as questões todas quesões foram permeadas, evidenciando a prática pedagógica das provas temáticas, que já se consolida na rede da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

INFORMES

☺ A aplicação do Exame Nacional das Cenecistas (ENEC) ocorrerá na próxima sexta-feira (07/10) para alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

☺ A data de liberação dos gabaritos da Avaliação Diagnóstica foi alterada para hoje 05/10/11.

☺ Ocorrerá no próximo sábado (08/10) o 1º Provão do 3º Trimestre.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

COLÉGIO CENECISTA PRODUZ VÍDEO CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Os alunos do Ensino Fundamental Médio do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças gravaram um vídeo para um Projeto desenvolvido pela CNEC para motivar a discussão sobre o bullying e outros tipos de dicriminação.

“A prevenção é tudo e, como educadores, nós temos que formar uma consciência pacífica no nosso aluno para ele evitar problemas de futuros de agressões, discriminações e violência”, ressalta a diretora da escola, Ana Lima.


VEJA MOMENTOS DA GRAVAÇÃO DO VÍDEO




domingo, 2 de outubro de 2011

CNEC-RJ PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM QUISSAMÃ

O serviço de Assistência Social da CNEC-RJ promoveu no último dia 30/09 no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro em Quissamã-RJ, um Curso de Capacitação para os envolvidos no Processo de concessão de Bolsa de Estudos para o ano letivo de 2012.

Dentre as mudança apresentadas vale focar que os Colégios da Rede apresentarão primeiramente um edital interno para avaliar as condições sociais dos alunos já contemplados com bolsas no corrente ano e caso haja sobra de vagas será divulgado um edital externo em janeiro/2012 para abertura de vagas para toda a comunidade.

Representando a nosso Colégio partciparam a Diretora Ana Lima, a Gerente Financeira Letícia Schuller, a Inspetora Cássia Cagiano e o Professor Francisco Neto.




sábado, 1 de outubro de 2011

TURMINHA DA TIA ADRIANA PESTANA COMEMORA CHEGADA DA PRIMAVERA

A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início entre 21 e 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

Esta é uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. Esta é uma época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

A turma do Pré II comemorou em grade estilo a chegada da primavera no último dia 23/09.