quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA 22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Hoje, dia 22 de março de 2012, estamos comemorando o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 22 de março de 1992.

A partir daí, a data de 22 de março de cada ano, passou a ser destinada para as discussões frente os diversos temas envolvendo este importante recurso natural.

Muitas pessoas ainda devem se perguntar, porque a ONU se preocupa com a água se dois terços de nosso planeta Terra tem sua formação por água? A grande razão para tudo isso é a quantidade de água potável existente no planta, apenas aproximadamente 0,008% pode ser consumida.

Sem contar que grande parte das fontes desta água, como os rios, lagos e represas, estão contaminados, poluídos e degradados pela ação do homem, muitas vezes.

Temos que voltar nossas atenções para os recursos naturais, uma vez que em um futuro bem próximo, as pessoas poderão sofrer com a falta de água para o seu consumo. O objetivo do Dia Mundial da Água é criar um momento de reflexão, conscientização e análise para que sejam elaboradas medidas práticas para a solução do problema.

Foi em 22 de março de 1992 que a ONU fez a divulgação da “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto apresenta uma série de medidas, informações e sugestões para conscientizar ecologicamente a população e os governantes.

Não somente nesta data, mas em todos os dias, devemos praticar alguns atos que podem nos ajudar futuramente. Não podemos jogar lixo nos rios e lagos, devemos economizar a água em nosso dia a dia, reutilizar ela em algumas situações, entre tantas outras maneiras que podemos ajudar o meio ambiente.

domingo, 18 de março de 2012

O POVO BRASILEIRO É FELIZ


Por Caio Derossi


ASSISTINDO À REPORTAGENS, EM ESPECIAL UMA ME CHAMOU ATENÇÃO: A DE QUE O POVO BRASILEIRO, PELA 4ª VEZ, COM BASE EM PESQUISAS, É O MAIS FELIZ DO MUNDO, DEIXANDO PARA TRÁS, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, OS ESTADOS UNIDOS (14º), A ARGENTINA (41º) E A NORUEGA (110º).

FIQUEI MAIS PERPLEXO COM A QUESTÃO DO POVO NORTE- AMERICANO NÃO SER TÃO FELIZ, JÁ QUE É VISTO COMO UM PADRÃO, E QUE A NORUEGA, PAÍS COM MELHOR IDH (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO) DO MUNDO, QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO FATORES COMO: EDUCAÇÃO, SAÚDE, MORADIA, RENDA PER CAPITA, ETC., TENHA FICADO NO 110º.

ALGUNS FATORES QUE LEVAM A ESSE RESULTADO BRASILEIRO SÃO A CONVIVÊNCIA HUMANA E A VONTADE DE MELHORAR, QUE SE INICIAM NA ESCOLA. OS BRASILEIROS ACHAM QUE O FUTURO SERÁ MELHOR, COM INÚMERAS OPORTUNIDADES E ESTAS NÃO ESTÃO TÃO LONGE, SENDO A ESCOLA, O CAMINHO, QUE TEMOS QUE PERCORRER.

NESSE CAMINHO, TALVEZ APAREÇAM ALGUNS OBSTÁCULOS, MAS NÓS COM NOSSAS AÇÕES TEMOS QUE VENCÊ-LOS, LEMBRANDO-NOS QUE NÃO FAREMOS TUDO SOZINHOS, MAS SIM COM A INTERAÇÃO DE GRUPOS DE DIVERSOS NÍVEIS, TODOS IMPORTANTES.

O PRINCIPAL OBJETIVO DA ESCOLA, NÃO É FAZER O ALUNO “PASSAR NO VESTIBULAR”, POIS ISSO NÃO É O FIM, MAS SIM O INÍCIO DE TANTOS OUTROS CAMINHOS. O VERDADEIRO OBJETIVO DA ESCOLA É FORMAR CIDADÃOS, DESPERTAR AMORES, O SENTIMENTO DE SUPERAÇÃO E TER ORGULHO DO CAMINHO QUE SE TRILHA.

sexta-feira, 16 de março de 2012

COLÉGIO REALIZOU REUNIÃO COM PAIS/RESPONSÁVEIS DE ALUNOS DO 6º AO 9º ANO

A direção, professores e coordenação pedagógica realizaram nos dias 14 e 15/03 pela manhã uma reunião com os pais/responsáveis dos alunos do 7º ao 9º do Ensino Fundamental.

Na oportunidade foram apresentadas as atividades que já estão sendo desenvolvidas na escola, postura dos alunos e da familia em relação aos estudos, além das discussões sobre os aspectos pedagógicos e administrativos desenvolvidos no colégio.

sábado, 10 de março de 2012

MAIS APROVADOS NO VESTIBULAR

Mais um aprovado no vestibular:

A Aluna Cenecista MARIANA CAVALCANTE vai cursar Biomedicina na Universidade Federal Fluminense (UFF).


Parabéns Mariana!

quinta-feira, 8 de março de 2012

terça-feira, 6 de março de 2012

DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO

Por Caio Derossi



Ao ingressar no ensino médio, tive sensações semelhantes àquelas ao iniciar também outra fase na minha vida- o 6º ano do 2º segmento do Ensino Fundamental e com várias novidades: estudar no turno da manhã, vários professores, ter disciplinas separadas etc.

A mudança não é simples, não é somente no número de professores ou nas disciplinas, ela é profunda. Embora desde sempre tenhamos que nos exercitar, a responsabilidade muda, se acirra o “projeto futuro”. Aquela história do vestibular... , sempre falada, agora, se torna muito mais forte, e todo o trajeto que já vinha sendo traçado, está cada vez mais presente, não é apenas um sentimento de “ah, daqui a pouco eu posso parar de estudar, chega de escola!”. Com a entrada no ensino médio “nos tornamos” mais adultos, e percebemos cada vez mais que os estudos são convenientes, já que com eles temos como reflexo, o trabalho, que é a porta de entrada para o sucesso, da conquista dos bens materiais. Ser aluno é trocar e ganhar conhecimento, experiências. Temos que aprender, nos aprimorar, estarmos sempre em constante aprendizado, isso é essencial.

E junto ao ensino médio, aquela perguntinha que desde que quando éramos crianças, é feita e respondida muito poucas vezes com lucidez: “O que você quer ser quando crescer?”, e é nesse momento que tudo isso toma uma proporção gigantesca, uma insegurança, dilemas, e precisamos da ajuda tanto do colégio, na parte da orientação vocacional, conteúdos como também dos pais com uma opinião concisa e orientação.

Conversar é essencial, não impondo uma carreira , mas entendendo , mostrando outros caminhos e estabelecendo o que é um ideal e até onde esse ideal vai à vida real, que pede além de status, uma posição que não é a mais importante, o dinheiro que lhe assegure o sustento.

Parece que é muito tempo para decidir essas coisas, mas não é, o mundo irá lhe cobrar uma postura diferenciada e uma administração também muito forte, posição, responsabilidade e mesmo com tantas pressões precisamos seguir em frente, almejando sempre sermos os melhores, os campeões, os vencedores!

sexta-feira, 2 de março de 2012

REUNIÃO DE PAIS - ALFABETIZAÇÃO


Senhores País/Responsáveis,

Estamos felizes em iniciar 2012 conhecendo alunos novos e revendo os que fazem parte do C.C.Nossa Senhora das Graças.

Este mesmo sentimento queremos também estender aos senhores pais/responsáveis, assumindo a parceria tão importante no processo educativo dos (as) nossos(as) alunos(as). Pensando assim é que queremos convidá-los para a Primeira Reunião de Pais deste ano, integrando família e escola.
Sua participação é necessária para o melhor aproveitamento das atividades neste ano letivo e o bom desenvolvimento de seu(sua) filho (a).
Dia: 05/03/2012
Hora: 17h30
Contamos com vocês!


Ana Maria de Lima de Barros
Diretora


PS- A turma de seu (sua) filho (a) sairá neste dia às 16h30, para que dê tempo de vocês participarem da reunião.