quarta-feira, 30 de maio de 2012

TERCEIRO DIA DE "RODA DE CONVERSAS"

Nossa Roda de Conversas de hoje, quarta feira, contou com a colaboração da Profª Néa Jardim, de Santo Antonio de Pádua, Coordenadora Pedagógica. Ela veio conversar com os alunos sobre Valores. Utilizando a Parábola do Semeador ela fez uma comparação com a Educação. Foi muito importante para os jovens.




terça-feira, 29 de maio de 2012

SEGUNDIA DIA DE "RODA DE CONVERSAS"

Seguindo nossa programação, a "Roda de Palestras" contou hoje, terça-feira, dia 29/05, com a presença de um Conselheiro Tutelar, Sr. Jocimar Freire, que falou sobre Direitos e Deveres, sobre o ECA (Estatuto da Crinça e Adolescente), sobre a função do Conselho e respondeu a questionamentos sobre assuntos de interesse dos alunos.




segunda-feira, 28 de maio de 2012

CENECISTA INICIA PROJETO "RODA DE CONVERSAS"

Iiniciamos hoje nossa "Roda de Conversas", onde, durante toda esta semana estaremos convidando profissionais para falarem de assuntos que têm a ver com suas profissões, sobre assuntos que conhecem, enfim assuntos de interesse dos nossos jovens. O pontapé inicial foi dado hoje com a presença do Sr. Ivanilson Samel, que veio dar um depoimento pessoal sobre drogas. Foi excelente e emocionante ao mesmo tempo. Creio que todos nós que assistimos aprendemos muito.





domingo, 27 de maio de 2012

ALUNOS ENCENAM TEATRO "O BOLO DA MAMÃE"

Esta foi a Festa de comemoração do Dia das Mães da Tia Adriana Pestana. Os alunos apresentaram um teatro intitulado "O bolo da Mamãe". Cada criança representou um ingrediente e no final o bolo, de chocolate, ficou pronto e uma delícia. Além disso, as crianças cantaram e dançaram, com muita alegria, para as mamães.






quinta-feira, 24 de maio de 2012

CENECISTA PARTICIPA DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Os alunos do 5º ano  do Ensino Fundamental  participaram no último dia 18/05 do Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual de  crianças e adolescentes promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Tutelar. O evento contou com crianças  e professores das redes públicas e particulares de ensino do município de Miracema. Os alunos cenecistas abraçaram a campanha acreditando que através de iniciativas como esta é que os direitos infantis serão respeitados e a criança miracemense  com certeza será mais protegida  e com certeza mais  feliz.



segunda-feira, 21 de maio de 2012

COLUNA DO CAIO EM "CADEIA SOCIAL"


Por Caio corrêa derossi

    Todos nós precisamos ter um comprometimento, uma fUncão e cumprÍ-la dentro de uma “cadeia SOCIAL”. somos “uma peça, uma engrenagem” que compõe um sistema, ora estático, ora móvel, mas que precisaM ser estabelidos direitos E deveres que permitAm o bom funcionamento desse sistema e depois outras funções alÉm das pré - estabelecidas.
    É EVIDENTE que HÁ uma hierarquia NESSA “CADEIA SOCIAL”, entretanto todOs exerCem um papel importante. PORTANTO, tudo tem que EstAr em perfeita harmonia, CASO CONTRÁRIO, não funciona.  E se algo não VAI BEM, cada sistema dessa engrenagem É culpado, tem responsabilidade, SENDO IMPRESCINDÍVEL QUE os geradores prestem atenção nas DIFICULDADES, nos erros, NOS acertos para uma administração sobre as mesmaS, coordenaNdo-as para que os PROBLEMAS não se repitam e nÃo ocorra sobrecarga para nenhum dos lados, visando assim, ao relacionamento HARMÔNICO.
    esse tema é de tamanha importância que É estudado em cursos como: psicologia e Administraçao (Teoria geral dos Sistemas), Biologia (Ciclo de Vida dos Seres Vivos) e também de Teorias Filosóficas e Sociológicas (René Descartes, Jean-Paul Sartle, Auguste CoMte, Max Weber e Karl max), mostrando a importância de se debater uma relação SAUDÁVEL, um prazer que não é o íntimo, nem o indivuidual, mas sim, coletivo, com objetividade e necessário para o bom desenvolvimento de uma função.
    Temos que levAr em consideração a coletividade, já que quaNDO OCORREM PROBLEMAS EM UM GRUPO TÊM  QUE SE ANALISAR E REVER CONDUTAS POR AMBAS AS PARTES, RECOMBINANDO MÉTODOS E AÇÕES,  MESCLANDO ÉTICA PROFISSIONAL E INTERAÇÃO PESSOAL PARA CONSEGUIRMOS RESULTADOS .
    SENDO ASSIM, NÃO É APENAS SEGUIR, TRILHAR UM CAMINHO, TEMOS QUE FAZÊ-LO COM PERFEIÇÃO, DEIXAR A “ESTRADA” EM BOM ESTADO, INTERAGIR COM O AMBIENTE DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, QUE É COMO TODOS QUEREM.

domingo, 20 de maio de 2012

PROFESSORA MIRIAM DESENVOLVE TRABALHO DE ARTES COM ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

A Arte, disciplina que, mesmo sendo indispensável para a formação estética, por muito tempo foi lembrada nas escolas só durante a organização das festas ou na hora de fazer lembrancinhas em datas comemorativas. 
Hoje a Arte é uma disciplina plena e é tratada com seriedade, sendo frutos colhidos com esse trabalho produzido pela Professor Miriam com alunos do Ensino Fundamental e Médio.




sábado, 19 de maio de 2012

MÃES CENECISTAS RECEBEM HOMENAGEM

Na sexta-feira, dia 18, as mães do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças foram recepcionadas pelos seus filhos com uma bela apresentção. Elas assistiram e ficaram muito entusiasmadas com a homengem dos seus filhos, marcando o momento de encontro entre as mães e os filhos em comemoração ao Dia das Mães.

A metodologia da CNEC na Educação Infantil e Séries Inicias do Ensino Fundamental tem seu diferencial, pois realiza atividades valorizando o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da iniciativa para resolver as situações do dia a dia.





sexta-feira, 18 de maio de 2012

PROFESSORA DE QUÍMICA DESENVOLVE PROJETO NO ENSINO MÉDIO

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio apresentaram a culminância do Projeto de Química, desenvolvido pela Profª Ana Paula Politano Sant´Ana, ontem, dia 17 de maio, que abriu o evento. O projeto que teve como tema "O Luxo do Lixo", que fala da reciclagem de materiais foi excelente. Os alunos se envolveram muito e confeccionaram materiais, filmes, roupas, instrumentos musicais, além de ornamentarem e decorarem o auditório com material também reutilizável, como pode ser visto pelas fotos. Os familiares foram convidados a participarem e aprovaram o trabalho desenvolvido.





Parabenizamos a professora Ana Paula e todos os alunos do 1º Ano do Ensino Médio.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

CONVITE DA DIREÇÃO ÀS MAMÃES CENECISTAS

Mamãe,

Homenageá-la para mim é sublime. Tão sublime quanto o papel principal que você representa na minha vida.  E como reconhecimento da sua importância para mim é que me sentirei feliz com sua presença na próxima sexta-feira, dia 18/05, às 16h30min, na minha Escola, para falar-lhe do imenso amor por você.

Ana Maria de Lima de Barros
Diretora 


A MÃE DA GENTE
Lya Luft

Não gosto de escrever sobre ou em datas especiais, mas desta vez falo desta singular criatura que é a mãe da gente, e dessa mais singular ainda relação entre nós e ela. Entre ela e nós? Há discrepâncias iniciais: o que sentimos e pensamos não coincide, em geral, com o que ela sente e pensa. Um dos dramas humanos é a distância entre a intenção de quem disse a palavra ou fez o gesto, o olhar, e quem os recebeu e tantas vezes interpretou erradamente, guardando mágoas das quais o causador nunca teve a menor ideia, muito menos intenção.
A intensidade com que sentimentos e cultura caracterizam e oneram as relações humanas, sobretudo essa, de mães e filhos, pode ser pungente. Algumas brincadeiras bobas não são tão bobas: "Mãe de mais, vira mimado; mãe de menos, fica revoltado". Peso excessivo se coloca sobre os ombros de mãe, e de pai também. Se uma boa família, isto é, razoavelmente saudável, em que corra mais forte o rio do afeto e da alegria do que o da frieza e do rancor, tende a produzir indivíduos emocionalmente mais saudáveis, a regra tem muitas exceções. Boas famílias podem conter filhos neuróticos, violentos, drogados, e famílias disfuncionais podem produzir gente equilibrada, positiva, produtiva.
Partindo do princípio de que relações são complicadas, ter um filho (a mais incrível experiência humana), ter de (ou querer) criá-lo para que seja feliz (seja lá o que isso significa), cuidar de sua saúde, seu desenvolvimento, dar-lhe afeto, bom ambiente, encontrar o dificílimo equilíbrio entre vigiar (pois quem ama cuida) e liberar (para que se desenvolva), é tarefa gigantesca. Que a mais simples mãe do mundo pode realizar sem se dar conta, e na qual a mais sofisticada mãe pode falhar de maneira estrondosa, dando-se conta disso, ou jamais pensando nisso.
Neste universo de contradições, pressões, exigências, variedades e ansiedade em que andamos metidos, qualquer tarefa fica mais difícil, que dirá a de manter, concreta e emocionalmente, uma família numa relação boa dentro do possível. Os compromissos de pais e mães se avolumam, as necessidades e exigências de filhos e filhas se multiplicam, as ofertas se abrem como bocas devoradoras, o stress, a pressa, a multiplicidade de tudo, nos deixam pouco tempo físico para conviver com alegria ou escutar com atenção, e pouca disponibilidade psíquica: também pais e mães estão aflitos.
Se antes o pai chegava em casa à noite cansado, querendo jantar, ler o jornal, olhar um pouco os filhos e a mulher descansar, hoje chegam exaustos os dois: a mãe, além disso, pela constituição biopsíquica com que a dotou a mãe natureza (para preservação da espécie), e pela culpa que nossa cultura lhe impõe (ou é uma culpa natural e inevitável), chega duplamente sobrecarregada. Incluam-se aqui tarefas que parecem banais, como olhar roupa, comida, questões escolares dos filhos, embora hoje uma parcela crescente de pais tenha entendido que, não sendo nem retardados nem deficientes físicos (ou mesmo sendo), podem assumir e curtir esses pequenos grandes trabalhos.
A mãe da gente é aquela que nos controla e assim nos salva e nos atormenta; e nos aguenta mesmo quando estamos mal-humorados, exigentes e chatos, mas também algumas vezes perde a calma e grita, ou chora. Mãe da gente é aquela que nos oprime e nos alivia por estar ali; que nos cuida, às vezes demais, e se não cuida a gente faz bobagem; é a que se queixa de que lhe damos pouca bola, não ligamos para seus esforços, e, mais tarde, de que quase não a visitamos; é aquela que só dorme quando sabe que a gente está em casa, e chegou bem; a que levanta da cama altas horas para pegar a gente numa festa quando o pai não está ou não existe, ou já fez isso vezes demais.
A mãe da gente é o mais inevitável, inefugível, imprescindível, amável, às vezes exasperante e carente ser que, seja qual for a nossa idade, cultura, país, etnia, classe social ou cultura, nos fará a mais dramática e pungente falta quando um dia nos dermos conta de que já não temos ninguém a quem chamar "mãe".
(extraído da Revista Veja, Editora Abril, edição 2268 – ano 45 – nº 19, 09/05/2012)

terça-feira, 15 de maio de 2012

TEMA DO ENEC 2012: A VIDA NO PLANETA TERRA E SUA SUSTENTABILIDADE

A Terra, Planeta Azul, tem, à frente, um futuro verde. Verde de vários tons, sobretudo o da esperança: sustentabilidade com uma economia verde, com desenvolvimento que tenha o meio ambiente no centro das atenções, com segurança alimentar, erradicação da pobreza, inclusão social e promoção da saúde dos povos; comércio internacional cooperativo, de mãos dadas com o trabalho pela paz, responsabilidade social de todos com tudo, com a dignidade da oferta de trabalho para todos.

domingo, 13 de maio de 2012

FELIZ DIA DAS MÃES!

ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL HOMENAGEIAM AS MAMÃES













Comentário de Mamãe:
Tia Adriana,

Estou tão emotiva...

Chorei vendo as fotos das crianças enrolando os brigadeiros!

Imagino como eles se sentiram importantes...

O Miguel não se aguentava de tanta alegria ao me entregar o docinho que ele mesmo tinha feito!!!

Muito obrigada por proporcionar esses lindos momentos para ele!

Obrigada por tanto carinho!!!

Você será para sempre inesquecível! Beijos no S2!!!

Simone Lopes (Mãe Cenecista)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

AGRADECIMENTO

A Diretora Ana Maria de Lima de Barros tem o  enorme prazer de agradecer a presença e a participação de todos, que direta ou indiretamente contribuíram para a realização e o sucesso dos desfiles Cívicos dos dias 30/04 (Educação Infantil) e 1º de Maio (Ensino Fundamental e Médio).

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CENEQUINHO PARTICIPOU DAS FESTIVIDADES DO ANIVERSÁRIO DE MIRACEMA

Alunos da Educação Infantil e 1º e 2º Segmento do Ensino Fundamental também comemoraram em grande estilo das festividades do aniversário de Emancipação de Miracema.
Os alunos entusiasmados participaram de um desfile simbólico nas proximidades do colégio.