segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A DECISIVA ESCOLHA DA ESCOLA IDEAL PARA OS PAIS: O que eles procuram nas escolas ...

As matrículas estão abertas e chegou a hora de decidir onde o filho vai estudar. Não importa a fase em que a criança ou o jovem se encontra - seja ela a educação infantil ou a fundamental , o processo de escolha é motivo de preocupação e um grande dilema que todos os pais vivem. As alternativas são muitas e a receita pronta não existe. Entretanto, algumas dicas podem ajudar na decisão.
Inicialmente, é preciso entender a proposta pedagógica de cada escola. "A proposta precisa estar além do papel. Deve ser possível perceber os princípios pedagógicos e as diretrizes que orientam a escola desde a primeira visita". E a porta de entrada para essa visita. "O primeiro contato da família com a escola é ali.”. Conversar com a coordenação. Dessa forma, poderá avaliar a receptividade e o atendimento, fatores essenciais para um diálogo que deverá ser mantido en¬quanto a criança permanecer na escola. Conhecer os professores, responsáveis por aplicar toda a teoria da proposta pedagógica. Mais do que saber lidar com crianças, estes devem ter formação, preparação e consciência de seus papéis como educadores. "Escolas que se preocupam com a formação e capacitação permanente de suas equipes conquistam, além de profissionais capazes, equipes motivadas e comprometidas". Observar o método de ensino, a atenção do profissional com os alunos e a relação entre eles. Questionar sobre situações hipotéticas como, por exemplo, problemas de disciplina que possam ocorrer em uma sala de aula. A resposta ajuda a entender a forma com que a escola lida com regras, limites, direitos e deveres.
Entre uma conversa e outra, reparar na higiene, na limpeza e na segurança da escola. Certificar-se de que ela oferece ambientes que permitam atividades que envolvam desde o aprendizado, até o lazer e o descanso. "Os espaços devem ser cui¬dadosamente pensados para promover a interação da criança, permitindo que ela viva experiências concretas, que conviva com o ambiente e com os colegas adqui¬rindo novas aprendizagens".
Informar-se sobre o método de avaliação do rendimento das crianças. É interessante que a escola e os pais estejam sempre atentos e dialogando quanto às facilidades, dificuldades e evoluções no processo de aprendizagem dos pequenos. Tal processo envolve tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a sociabilidade e a maneira que a criança lida com emoções e sentimentos. Essa comunicação pode ser diária, por meio de agendas bilhetes que relatam as atividades ocorridas no dia a dia. ou através de relatórios mensais,bimestrais e reuniões.
Depois de obter todas essas informações, é bem provável que já tenha lista¬das algumas escolas de preferência. Para tomar a decisão final, levam em conta a maneira com que desejam que o filho se desenvolva. "Nesse momento, é importante os pais terem seus valores familiares em mente e avaliarem se todas as propostas se encaixem neles.A resposta deve surgir naturalmente.

Mudanças à vista.
Para muitos pais, chegou a época de procurar uma nova escola para seus filhos. A necessidade da troca normalmente se deve à passagem de uma fase escolar para outra ou à mu¬dança de cidade. Para que o processo de adaptação flua bem. é preciso alguns cuidados.
Toda troca escolar, seja ela para uma criança ou jovem, envolve o contato com novos métodos, professores e colegas de classe. Os pais devem procurar escolas que tenham a ver com a personalidade de seus filhos. no momento de conhecer a escola, é importante que a criança participe, opine e questione. "O diálogo permite que a escolha seja feita com mais segurança", "muitas vezes, a criança vai deixar uma escola pequena para frequentar uma maior e, além disso, se separa de seus amiguinhos e professora querida. Ela precisa se identificar com essa nova escolha".
Depois de tomada a decisão, a nova escola e os pais devem se comunicar constantemente para facilitar o pro¬cesso de adequação. Através da troca de informações sobre o cotidiano da criança ou jovem, é possível observar como estes estão reagindo à nova fase. "Hoje, com tantas atribuições delegadas para a instituição chamada escola, as famílias têm de ter consciência do seu papel participativo. O papel do pai e da mãe nessa escolha e o envolvimento de ambos serão determinantes para o sucesso e felicidade da criança ou do adolescente nessa nova etapa de vida.

Um comentário:

  1. Gostei muito dessas informações , pois precisamos saber realmente onde estamos colocando nossos filhos . Mais atenção pais para essa nova escolha procure verificar se o ambiente que a nova escola está oferecendo é realmente o que seu filho precisa para seu desenvolvimento,pois nem tudo que parecer ser bom para você será bom para o seu filho , lembre-se sempre que a única herança que podemos deixar para nossos filhos é o estudo,a escola cenecista não é uma escola qualquer é uma rede de escola no Brasil todo . Pesse nisso e faça uma boa ecolha afinal seu filho mereçe o melhor.......

    ResponderExcluir