Por Caio Corrêa Derossi
NINGUÉM
É DETENTOR DO SABER, JÁ QUE ELE NÃO SE PRENDE E NÃO SE ATRELA SUPREMAMENTE A
UMA PESSOA. DEVEMOS FUGIR DAS ROTULAÇÕES, DOS TÍTULOS POR SERMOS HUMANOS E
COMETERMOS FALHAS JÁ QUE A VIDA É FEITA DE QUEDAS, E POR MAIS QUE NOS
LEVANTEMOS E SEGUIMOS EM FRENTE, VOLTAMOS A COMETER NOVOS ERROS. ENTÃO, RÓTULOS COMO: “NERD”, “CDF”, “O MAIS
INTELIGENTE”, NÃO CONSTROEM NADA, SÓ CAUSAM TRANSTORNOS, FAZEM PRESSÃO,
ENQUANTO UM BOM TRABALHO SÓ SATISFAZ A TODOS.
ESSES
RÓTULOS, TAMBÉM SERVEM PARA ENFRAQUECER E DIMINUIR A CAPACIDADE DO PRÓXIMO.
POLÍTICA DE MERITOCRACIA SERVE PRINCIPALMENTE PARA CRIANÇAS (SÉRIES INICIAIS) E
EM FORMAS DOSADAS, JÁ QUE O ELOGIO E A CRÍTICA CONSTRUTIVA SÃO ÓTIMOS,
ENTRETANTO NÃO SE DEVE DEIXAR “INFLAR O EGO”, POIS É PRECISO O CUMPRIMENTO DAS
OBRIGAÇÕES E DE CONSTANTES MELHORAS JÁ QUE ESTAMOS EXPOSTOS A ERRAR O TEMPO
TODO.
EXISTE
CERTA “HIERARQUIA” NA QUESTÃO DO CONHECIMENTO, JÁ QUE O PROFESSOR É MAIS
EXPERIENTE EM SUA DISCIPLINA PARA UMA APRENDIZAGEM SISTEMÁTICA. NÃO OBSTANTE,
ESTAR EM SALA DE AULA, PROPÕE TROCA, INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO E
PRESUME-SE QUE, SE ESSA TROCA NÃO EXISTIR, HÁ ALGUM PROBLEMA.
O
CONHECIMENTO SE DIFERE DO SABER, POIS ENQUANTO AQUELE É SISTEMÁTICO, ESTE VAI
ALÉM ADENTRANDO NAS PARTICULARIDADES, É PROFUNDO, É PARA TODA A VIDA E, EMBORA
TENHAM PESSOAS QUE NÃO SABEM USÁ-LO, A APRENDIZAGEM É CONSTANTE. POR ISSO A
FUNÇÃO DA ESCOLA É CRUCIAL, PORQUE ALÉM DE ESTIMULAR O CONHECIMENTO,
DISSEMINÁ-LO, CUMPRE PARTE DO PAPEL QUE NÃO É FEITO EM CASA, FICANDO
RESPONSÁVEL POR FORMAR CIDADÃOS, SENDO PALCO DE CONTATOS SOCIAIS, TENDO
IMPORTANTE PAPEL DE “DITAR REGRAS” DE COMPORTAMENTO E DE CONVIVÊNCIA E ASSIM, CUMPRINDO DIREITOS E DEVERES.
O SER
HUMANO É UM ANIMAL SOCIAL, TEM NECESSIDADE DE CONVIVER COM OUTRAS PESSOAS E
ISSO SÓ TEM A ACARRETAR GANHOS, POIS QUANDO NÃO EXISTE EXCLUSÃO POR PARTE DA
SOCIEDADE (PRECONCEITO), OU POR SI MESMO, A SOCIALIZAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA A
EXISTÊNCIA HUMANA. ALÉM DE INTERDEPENDÊNCIA COM O OUTRO, A CONVIVÊNCIA TRAZ UMA
DIVERSIDADE E UMA RIQUEZA DE IDEIAS, JÁ QUE A HOMOGENEIDADE, E A IGUALDADE DE
OPINIÕES, NÃO SÃO INTERESSANTES. E TUDO
ISSO SE COMPLETA QUANDO HÁ TROCA DE EXPERIÊNCIAS, E SINCERAMENTE, ESSA
INTERAÇÃO, É O LEGAL DE SE CONVIVER EM GRUPO, EM SALA DE AULA, JÁ QUE A
DIVERGÊNCIA DE OPINIÕES É O PONTO CULMINANTE DE TODO ESSE PROCESSO. ENTÃO, NÃO
DEVEMOS NOS COMPARAR, NOS ROTULAR, ARMAR CONFRONTOS, JÁ QUE ATRAPALHAM O
CONVÍVIO. EM CONTRAPARTIDA, DISCUSSÕES
SÃO VÁLIDAS, QUANDO FOR PARA EXERCER ALGUM TIPO DE ATO DEMOCRÁTICO. NO DIA A
DIA SE DEVE TER UNIDADE, VISÃO DE GRUPO, JÁ QUE TODOS OS ALUNOS BRILHAM, SÃO
CAPAZES E TAMBÉM TÊM SUAS DIFICULDADES , E
ASSIM SÃO INSERIDOS NESSE MEIO, CADA UM COM SUAS PARTICULARIDADES.
A
ESCOLA DEVE TRAZER SEMPRE SITUAÇÕES REAIS, PRÁTICAS VISANDO AO PROGRESSO E CASO
ACONTEÇA UM “RETROCESSO”, QUE SEJA PARA O APRENDIZADO, APRIMORAMENTO, POIS
EMBORA ESTEJAMOS EXPOSTOS AOS ERROS, DEVEMOS EVITÁ-LOS. PORTANTO, CADA UM DEVE FAZER O INDIVIDUAL EM
PROL DO COLETIVO, SENDO RESPONSÁVEL.
O
CONHECIMENTO É VIVO, DINÂMICO, FAZ-NOS CRESCER.
É IMPRESCINDÍVEL UM PENSAMENTO NO FUTURO, NO VESTIBULAR. DEVEMOS ENTÃO
“ENXERGAR” NÃO SOMENTE O QUE NOS FAVORECE HOJE, MAS SIM O QUE ISSO IMPLICARÁ NO
FUTURO.
A
ESCOLA DEVE SER INTERATIVA, COM PALESTRAS, VISANDO A UMA MELHOR INTERAÇÃO COM A
COMUNIDADE E MELHOR DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE CADA INTEGRANTE.
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