terça-feira, 2 de agosto de 2011

CNEC - 68 ANOS DE HISTÓRIA

Prezados Cenecistas,

Charles Darwin, inteligentemente, sugeriu que "não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças".

Poucas são as instituições que podem se orgulhar de suas quase sete décadas de vida. Sessenta e oito anos de história é algo possível, apenas, àquelas que puderam se adaptar às exigências que o mundo impôs e impõe. Adaptar-se, via de regra, não é algo fácil. Várias acabam alterando, radicalmente, seu modo de agir, seus princípios e seus valores. Migraram e migram de um lado para outro, ofertando coisas diferentes para cada tempo diferente.

Não é o caso da CNEC. Há 68 anos, EDUCAMOS! Partimos de uma proposta do "ginasiano pobre" e dos "educandários gratuitos" para a da "escola da comunidade", mas sem que o ideal do fundador, Professor Felipe Tiago Gomes, fosse perdido: OFERECER EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA, COM COMPROMISSO SOCIAL!

Mais uma vez, a CNEC está se adaptando. Olhando para as demandas do chamado "mercado", melhorando seus controles, redesenhando procedimentos, reformulando sua estrutura de administração, tentando atingir sua meta de um gerenciamento mais profissional. Porque é necessário. E é necessário porque devemos, definitivamente, resolver a questão da burocracia empresarial para que possamos nos concentrar, apenas e tão somente, na nobre e verdadeira tarefa que nos foi delegada: EDUCAR!

Nosso fundador tinha o objetivo de garantir que todo aquele que quisesse estudar pudesse fazê-lo – e com qualidade. Esse intuito está impregnado no "DNA" da CNEC. É para que continuemos garantindo isso que precisamos nos adaptar, quando necessário for. E a adaptação, muitas vezes, passa pelo ato de revisitar os valores basilares da rede e pela certeza de que as boas práticas de relação interpessoal sejam mantidas ou resgatadas.

Metas são importantes, sim, mas a essência do pensamento do Professor Felipe é o que realmente importa. Só assim, continuaremos fazendo diferença. Adaptando-nos aos princípios da moderna gestão, mas garantindo que o sonho original permaneça imutável.

A CNEC é feita, como todas as organizações, por pessoas. Nosso desafio é entendê-la maior do que nós mesmos, porque grandes ideias e nobres ideais são sempre muito maiores do que as pessoas encarregadas de implementá-los. São eternos!

É hora de refletir, mas, principalmente, de comemorar, cenecistas! Fazemos parte de uma das maiores e mais longevas instituições de ensino do país. Somos respeitados nas comunidades em que atuamos. Vimos e veremos vários de nossos ex-alunos ocupando espaços importantes na sociedade e fazendo diferença na vida de tantos outros. Garantimos que muitos levem dessa vida o que realmente importa – conhecimento, princípios, moral. Percalços havidos e que ainda hão de vir são muito pouco quando comparados ao propósito que nascemos para atender: FORMAR PESSOAS! Nenhuma missão é mais importante do que essa. Qualquer adaptação necessária vale esse preço.

Parabéns a nós todos e que venham os próximos 68 anos!


Deputado Federal ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS
Diretor Presidente da CNEC


TARCÍSIO TOMAZONI
Superintendente da CNEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário