quinta-feira, 6 de maio de 2010

06 DE MAIO - DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

Hojé é 6 de maio, comemoramos o Dia Nacional da Matemática, data de nascimento do matemático, educador e escritor MALBA TAHAN.

A iniciativa a ora apresentada é uma resposta ao legítimo anseio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, no sentido de criar o Dia Nacional da Matemática, data que já vem sendo comemorada em alguns Estados brasileiros, inclusive o no nosso estado que é comemorado conforme LEI Nº 2501, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1995.

A data escolhida - 6 de maio - marca o dia de nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o MALBA TAHAN, matemático, educador e escritor brasileiro que muito contribuiu para o desenvolvimento da pedagogia da matemática entre nós, tanto ao exercer atividades de ensino e pesquisa como também as do ofício de escritor.

MALBA TAHAN, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, nasceu no dia 6 de maio de 1895, na cidade do Rio de Janeiro, tendo falecido em 1974, aos 79 anos de idade.
Apesar de ter sido aluno medíocre, inclusive em matemática, durante os estudos primários e secundários, MALBA TAHAN tornou-se professor de matemática dos mais competentes e criativos, tendo exercido o magistério nas melhores escolas do Rio de Janeiro, por exemplo, como titular no incomparável Colégio Pedro II. Desenvolveu uma pedagogia original da matemática, baseada em atividades lúdicas e imaginativas, sobretudo por meio dos seus personagens “árabes”, fato que o levou a estudar a língua e a cultura árabe. Incansável como conferencista e educador, deu palestras e participou de programas de treinamento de professores em todo o País. Mas foi na literatura pedagógica, matemática e imaginativa que MALBA TAHAN deixou para sempre sua marca de gênio.
De fato, seus 69 livros de contos e 51 de matemática já ultrapassaram o número de dois milhões de exemplares vendidos. Sua obra mais conhecida, O homem que calculava, conta com cerca de 40 edições.
É a esse brasileiro versátil e genial, que sabia escrever deliciosamente à moda das Mil e Uma Noites, que a proposta legislativa em apreço pretende homenagear. Mais ainda: com a comemoração do Dia Nacional da Matemática pretende-se, também, incentivar os nossos estudantes e professores a que cultivem o saber e a cultura, a matemática em particular.

Assim, o Dia Nacional da Matemática será, certamente, uma data de reflexão e mobilização em torno da educação e da cultura, da matemática de modo particular.

Um comentário:

  1. Malba Tahan, autor de "o Homem que Calculava", cuja leitura fiz quando estava no 2º grau em Miracema, por indicação do professor Felicíssimo, já esteve em nossa terrinha (Miracema)

    ResponderExcluir