domingo, 2 de maio de 2010

"CENECISTA E EU: UMA HISTÓRIA DE AMOR" - E POR FALAR DE AMOR...

Neide Freitas Guterres

Foi por amor à humanidade, por amor aos jovens menos favorecidos, que aquele nordestino “arretado” Dr. Felipe implorava, incentivava, batalhava na tentativa de passar adiante o seu ideal construtivo, contando, é claro, com o apoio político local, assim tornando real seu sonho que se estendia por várias regiões brasileiras, deixando a pipocar (CENEG) Campanha Nacional de Escolas Gratuitas, hoje CNEC em grande escala nacional.Que lindo! Não acham?

Por ele eu tive imensa gratidão, este sentimento que muito se relaciona com o amor. Foi minha vez de crescer e, me posicionar num mundo mais colorido me incluindo numa sociedade na qual o segundo grau era importante símbolo cultural. Usávamos precário material escolar cujos livros eram repassados de uns aos outros alunos. Ah! Como me lembro chegar à fila da entrada sempre cantarolando alguma canção da atualidade, vivendo alegrias e esperanças próprias da mocidade.

Os ensaios para o desfile escolar sempre foram levados a sério, tal qual uma matéria a mais no currículo. Desfilavam com entusiasmo, tanto na maneira de se apresentar, como para receber os aplausos espontâneos do povo. Todos valorizavam aqueles que, com o seu próprio esforço, mesmo trabalhando durante o dia, ainda se portavam como bons alunos, alcançando boas notas nos novos seguimentos de suas vidas profissionais. Eu só sei que amei, que amei, que amei... aquele Colégio Cenecista hoje Colégio Nossa Senhora das Graças, pelas suas raízes fortes, poderosas, calientes, cujas raízes envolveram-me num clima mais saudável, mais humano.Afirmo sempre: Tudo o que for criado com amor, jamais perece.

Esse amor, coisa abstrata, tornou-se concreto dentro de mim e assim permanecerá. Quantas vezes lhe dirigi a palavra, Dr.Felipe, orientada e comandada pela Dona Oraide, grande mestra por mim admirada pela competência e desenvoltura na retórica.
Agora, mando-lhe um recado meu, aos céus, onde você brilhando na galáxia, se encontra visível a olhos desarmados:
Excelentíssimo Sr. Dr. Felipe Tiago Gomes. Hoje, 1º de maio de 2009, dia de uma grande festa que ficará para a eternidade, eu, aos 72 anos, ainda ouvi falar o seu nome como grande idealizador e digníssimo fundador do Colégio Nossa Senhora das Graças.

Matéria transcrita do Jornal Liberdade de Expressão de Maio de 2009/ ANO VIII Nº-114 - MIRACEMA-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário