quarta-feira, 30 de junho de 2010

GABARITO DA 3ª AVALIAÇÃO QUINZENAL DO 2º TRIMESTRE

Foi aplicada hoje pela manhã a 3ª prova quinzenal do 2º Trimestre de 2010. A avaliação foi aplicada para todos alunos do Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) e Ensino Médio.


Clique aqui e confira o gabarito

terça-feira, 29 de junho de 2010

ALUNOS VISITAM A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DA CEDAE EM MIRACEMA

O uso de visitas como forma de estudo tem uma ação bastante efetiva pelo fato dos alunos depararem com a situação real correspondente ao tema passado teóricamente nas aulas, além de ser uma aula diferenciada pois os conteúdos serão introduzidos em um ambiente diferente do escolar.

Com esse intuito é que nesta manhã, os alunos do 9ª ano do ensino fundamental visitaram a estação de trata mento de água da CEDAE (ETA - Miracema), através do monitoramento efetivado pelos próprios funcionários da CEDAE, os mesmo explicaram os diversos processos e procedimentos que permitem fazer com que a água que vem suja dos marciais para esse local retorne em condições de consumo para nós em nossas residências.

O alunos foram acompanhados pelos Professores Tiago e Fatinha e pela Coordenadora Pedagógica Márcia Azevedo.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

PROVA QUINZENAL SERÁ NA QUARTA

Excepcionalmente a 3ª prova quinzenal do 2º Trimestre de 2010 será aplicada na próxima quarta-feira (30/06), devido aos atrasos na confecção das mesmas no serviço de xerox em função dos jogos da seleção brasileira de sexta passada e hoje.

domingo, 27 de junho de 2010

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

☺Em função dos jogos da Seleção Brasileira os alunos do 2º turno entrarão amanhã (28/06) às 12h e sairão às 14h e 30min. Os alunos do turno da manhã, terão aula até às 11horas.

☺Teremos na próxima terça-feira (29/06) a aplicação da 3ª prova quinzenal do 2º Trimestre de 2010. Essa avaliação é fruto da nova proposta pedagógica do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças, e é aplicada para todos alunos do matutino englobando os assuntos propostos pelos professores de todas as disciplinas nas últimas semanas.

sábado, 26 de junho de 2010

VOVÔS E VOVÓS CENECISTA CONTAM HISTÓRIAS PARA SEUS NETOS NO COLÉGIO

As Professoras da Educação Infantil estão desenvolvendo um importante trabalho junto ao Projeto Família Cenecista onde as avós e avôs estão sendo homenageados.
As avós têm vindo ao Colégio para contar histórias, trazer delícias para todos, brincando com eles enfim tem sido excelente.
A relação de afeto, cumplicidade e carinho entre avós e netos tem marcado positivamente a vida de nossas criança, com lembranças positivas da infância. “A avó é aquela que conta histórias da família, de quando a mãe era criança, de como era a vida em outros tempos. É uma referência importante para o pequeno, que se não for exercida pelos avós, provavelmente será por uma outra pessoa da família ou um amigo muito próximo”. Uma outra função da liberdade permitida pelos avós é aliviar a carga de tensão que existe no processo educacional. “Educar não é uma tarefa fácil, nem para os pais, nem para as crianças.

O Colégio parabeniza aos Professores da Educação Infantil pela iniciativa e agradece a todos vovós e vovôs pela presença e participação nesse importante trabalho.










O blog agradece a profesora Cynara Guedes pelo envio das fotos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

FIQUE ATENTO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES

Se o Brasil ganhar ou empatar no jogo de sexta-feira (25/06):alunos do 2º turno entrarão às 12h e sairão às 14h30.

Se o Brasil perder...3ª feira (29/06): os alunos do 2º turno entrarão às 12h e sairão às 14h30. Os alunos do turno da manhã, terão aula até às 11h, acompanhando estes dias.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

ALUNA CENECISTA VAI REPRESENTAR MIRACEMA NA MERCONOROESTE

Carolayne Nice Gomes Guimarães, 14 anos, 1, 67 altura e pesa 56 quilos, vai representar o município de Miracema na MERCONOROESTE .

Carolayne cursa o 9º Ano no Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças, em Miracema. Nascida em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, no dia 29 de dezembro e há vários anos residindo no município. Ela é filha de Elizabeth Gomes e Anselmo Guimarães.

A MERCONOROESTE 2010 será realizada no Parque de Exposições Governador Chagas Freitas, em Santo Antônio de Pádua entre os dias 24 a 27 de Junho de 2010, sendo esta a maior feira do interior do estado do Rio em diversos segmentos como: indústria e serviços, comércio, moda e beleza, agronegócios, artesanato.

terça-feira, 22 de junho de 2010

MAIS FOTOS DO DIA DA FAMÍLIA CENECISTA NA ESCOLA! VALE A PENA REGISTRAR!








Agradecemos a Prof. Adriana Pestana pelo envio das fotos

sábado, 19 de junho de 2010

SUCESSO!!!!!! DIA FAMILIA CENECISTA NA ESCOLA!!!!!!

Aconteceu nesta manhã (19/06) o Dia da Família Cenecista na Escola. O evento contou com a presença de pais, alunos, professores, funcionários e toda comunidade cenecista para confraternizar, interagir e juntar forças em prol da educação cenecista.
Foram diversas atividades integradas, dentre elas: apresentações dos alunos, dança, judô, mostra de pinturas, oficinas, jogos, etc. O evento contou ainda com a presença da banda da Sociedade Musical Sete de Setembro tocou diversas musicas.

Confira alumas fotos









quinta-feira, 17 de junho de 2010

DIA DA FAMÍLIA CENECISTA NA ESCOLA

Senhores Pais e Responsáveis,

A proposta do Dia da Família Cenecista, no dia 19/06, sábado, das 8h às 11h, vem de encontro ao estabelecimento das relações sublimes e puras, com o objetivo de garantir oportunidades de um dia feliz e participativo, pois “um arado promete serviço, disciplina, aflição e cansaço; no entanto, não se deve esquecer que, depois dele, chegam semeaduras e colheitas, pães no prato e celeiros guarnecidos”.

Sabemos que a instituição escolar é um espaço de vivências, experiências e aprendizagens. Nela, os alunos se socializam, aprendem e convivem com a diversidade humana. A convivência com essa diversidade é enriquecida quando os familiares acompanham as vivências e as produções dos alunos. Quando a família está aberta a essa participação, a escola aumenta sua possibilidade de fazer um bom trabalho, uma vez que permite a troca de conhecimentos entre familiares e profissionais em relação a cada uma das crianças e dos jovens. Assim, a família e a escola terão melhores elementos para apoiar os alunos nas suas vivências, saberão mais sobre suas potencialidades, seus gostos e, conseqüentemente, fortalecerão os laços de união.

Contamos com vocês!

Participem!

A DIREÇÃO

PARTICIPE DE MAIS ESSE EVENTO DE NOSSO COLÉGIO!

terça-feira, 15 de junho de 2010

ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - CONFIRA O GABARITO DA PROVA QUINZENAL

LÍNGUA INGLESA PELO MUNDO

Prof. Lidiane Moreira

Alguns fatos sobre a língua A quantidade de falantes não-nativos da língua ultrapassa a de nativos numa proporção de 3 para 1.

Mais de 370 milhões de pessoas ao redor do mundo tem a Língua Inglesa como primeira língua; e tantas pessoas a utilizam como segunda língua quanto as que a utilizam como primeira língua, senão mais. Uma a cada 5 populações mundiais fala inglês com algum grau de competência. Trata-se de uma língua oficial ou com status de quase oficial em mais de 70 países, desempenhando um papel significante em muitos outros. O Inglês não é somente língua padrão, mas pode ser pensado como uma "família", que inclui muitas variedades distintas. O mapa abaixo mostra onde se falam o Inglês e suas variedades hoje em dia: (ver figura já apresentada acima).

Estima-se que dentro de uma década, 2 bilhões de pessoas estarão estudando inglês a cerca da metade do mundo - por volta de 3 milhões de pessoas - o falarão. A quantidade de falantes não-nativos da língua já ultrapassa a de nativos numa proporção de 3 para 1, segundo o especialista em línguas David Crystal. Ele reconhece que nunca antes na história existiu uma língua que seja falada por mais pessoas como segunda língua que como primeira. Somente na Ásia, o número de usuários do Inglês alcançou 350 milhões - quase o equivalente às populações dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá juntos. Existem atualmente mais crianças chinesas estudando inglês - cerca de 100 milhões - do que britânicas.

Para que o inglês é usado?
Somente na Índia, a indústria do aprendizado de Inglês em massa consiste num negócio de cem milhões de dólares por ano. Trata-se da linha de frente de uma revolução global em que centenas de milhões de pessoas aprendem o inglês, a língua planetária para quase tudo que é tipo de transação. O inglês é a principal língua do comércio, tecnologia, comunicação, ciência, conferências acadêmicas, negócios, entretenimento, aeroportos e controle de tráfego aéreo, diplomacia, rádio, jornais, livros, esportes, turismo, competições internacionais, música pop, propaganda, etc - e, cada vez mais, do apoderamento.

Mais de dois terços dos cientistas do mundo lê em Inglês. Três quartos da correspondência mundial são escritos em inglês. Oitenta por cento das informações mundiais armazenadas por vias eletrônicas é em inglês. Dos aproximados quarenta milhões de usuários da internet, algo em torno de oitenta por cento se comunica em inglês, mas estima-se que esse valor diminua para quarenta por cento à medida que falantes de outras línguas tiverem acesso à internet.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CONFIRA O GABARITO DA 2ª AVALIAÇÃO QUINZENAL DO 2º TRIMESTRE

Foi aplicado hoje pela manhã da 2ª prova quinzenal do 2º Trimestre de 2010. A avaliação foi aplicada para todos alunos do Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) e Ensnino Médio.

Os alunos da 3ª Série do Ensino Médio irão excepicionalmente fazer a avaliação amanhã (14/06) pois mais de 90% dos alunos viajaram para realizar o Exame de Quaficação do Vestibular 2011 da UERJ.

UERJ DIVULGA GABARITO DO 1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO VESTIBULAR 2011

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aplicou ontem (13/06) o primeiro exame de qualificação do vestibular estadual 2011. O percentual de faltosos foi de 7,8% dos 66.817 inscritos. O resultado do exame será divulgado no dia 22 de junho.

domingo, 13 de junho de 2010

AMANHÃ TERÁ PROVA QUINZENAL

Conforme estabelecido no caledário escolar, amanhã (14/06) será aplicada mais uma edição (02/2º Trimestre) da prova quinzenal.
Nesta postagem estamos esclarecendo algumas dúvidas relativas a este inovador processo de avaliação instituido pelo nosso colégio.

a) Como serão organizadas as provas quinzenais?
Constarão de questões formuladas por testes, com 5 alternativas de respostas, abordando 02 (duas) questões de cada discicplina, abordando todas as disciplinas estudadas pela classe a ser avaliada.

b) Qual a matéria que entrará para a prova quinzenal?
Entrará para a prova semanal a matéria dada desde a data da última prova quinzenal até a matéria dada na véspera da prova.


Estudem bastante e boa prova!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

AMBIENTE E SOCIEDADE - DIA 05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Por Juliana Ribeiro Rodrigues

O dia 5 de junho é lembrado por todos como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesse dia, ou mesmo na semana em torno, muitas pessoas e organizações se reúnem para celebrar o milagre da vida, a beleza da natureza e, ao mesmo tempo, para alertar sobre os riscos da sobrevivência do ser humano se o ambiente continuar a ser degradado, poluído, desrespeitado, visto como obstáculo aos nossos desejos.

De fato, o planeta Terra anda passando por maus pedaços... Rios poluídos, fumaças e substâncias tóxicas sendo jogadas no ar, devastação de florestas, alimentos contaminados por agrotóxicos, extinção de espécies animais e vegetais, aquecimento global... Associado a tudo isso existem milhões de seres humanos passando fome, sem ter moradia ou saneamento em condições adequadas, sofrendo com as injustiças criadas pelo atual “modelo de desenvolvimento”. Os processos associados a tanta degradação ambiental e social, formas “discretas” de guerra, insegurança e violência, acentuaram-se nas últimas décadas na medida em que limites ecológicos, culturais e éticos foram menosprezados em favor da materialização e da mercantilização da vida. O planeta não corre perigo, É A VIDA NESTE PLANETA QUE ESTÁ EM PERIGO!

Neste momento em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o importante é lembrar que a vida não é um só um direito, mas também um dever, daí temos que ter obrigações com nós mesmos e com os outros. Nossos direitos e deveres são importantes demais para que sejam lembrados ou celebrados somente em determinada semana ou dia do ano. Cuidar da vida é um compromisso em nosso próprio benefício. Zelar para que os ambientes naturais, rurais e urbanos possam ser, de fato, fonte de saúde, de emprego, de qualidade de vida são questões para os 365 dias do ano.

É necessário considerarmos o dia instituído, mas somente para não nos esquecermos da prática diária.

Juliana Ribeiro Rodrigues é professora do Colégio Cenecista, Bióloga e Diretora do Dep. de Meio Ambiente da SEMANDA/ Prefeitura de Miracema

quinta-feira, 10 de junho de 2010

COLÉGIO REALIZA REUNIÃO COM PAIS/RESPONSÁVEIS DE ALUNOS DO 8ª E 9ª ANOS

A direção e coordenação pedagógica realizaram hoje uma reunião com os pais/responsáveis dos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Na oportunidade foram apresentadas as atividades que já estão sendo desenvolvidas na escola, bem como os projetos e as metas para o ano de 2010 além das discussões sobre os aspectos pedagógicos de ambas as turmas. Entre os assuntos tratados também esteve a Festa da Família Cenecista, evento que acontecerá no dia 19 de junho.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

PROFESSORES E ALUNOS: CONFIRA OS CONTEÚDOS PARA O ENEC 2010

Exame Nacional das Escolas Cenecistas - 2010

“Esse é o milagre do esporte, esta guerra lúdica que, esperamos, seja um dia a única forma de combate entre os povos.”

Walter Feldman


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

2º ano do Ensino Fundamental
A avaliação constará de 20 questões temáticas, contextualizadas e interdisciplinares, didaticamente divididas em: 8 de Língua Portuguesa, 8 de Matemática, 2 de Ciências e 2 de História e Geografia.
As questões versarão sobre o tema e serão desenvolvidas a partir dos conteúdos selecionados (1º trimestre e parte do 2º), de acordo com os PCNs e com os descritores do SAEB.

5º ano do Ensino Fundamental
A avaliação constará 20 questões temáticas, contextualizadas e interdisciplinares, didaticamente divididas em: 6 de Língua Portuguesa, 6 de Matemática, 4 de Ciências e 4 de História e Geografia.
As questões versarão sobre o tema e serão desenvolvidas a partir dos conteúdos selecionados dos 1o e 2o trimestres.


7º ano do Ensino Fundamental


9º ano do Ensino Fundamental


2ª Série do Ensino Médio


3ª Série do Ensino Médio

ENEM DESTE ANO TERÁ PROVA PROVA DE IDIOMAS

O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, divulgou também que o estudante terá de optar entre uma prova de inglês ou espanhol. Os itens de língua estrangeira estarão dentro da prova de linguagens, que continuará com 45 questões. O exame será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. No primeiro dia, os candidatos responderão a 45 questões de ciências da natureza (física, química e biologia) e 45 de ciências humanas (geografia e história) das 13h às 17h30. No segundo, as provas são de linguagens (língua portuguesa, literaturas e inglês ou espanhol), matemática (45 questões) e redação.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

TRAILER DO FILME INVICTUS - TEMA DO ENEC 2010


Trailer legendado de "Invictus", que conta a história de como Nelson Mandela (Morgan Freeman) uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar (Matt Damon), para ajudar a unir a nação. Recém-eleito, o presidente Mandela sabe que seu país permanece dividido racial e economicamente após o fim do apartheid. Acreditando ser capaz de unificar a população por meio da linguagem universal do esporte, Mandela apoia o desacreditado time da África do Sul na Copa Mundial de Rúgbi de 1995, que faz uma incrível campanha até as finais.

Antes de assistir o trailer clique em STOP na radio do blog

CENECISTA PRESENTE EM MAIS UM EVENTO

Alunos, professores , coordenadores e funcionários do Colégio Cenecista participaram de um dos momentos mais significativos da Igreja Católica, quando as escolas se reúnem para enfeitar as principais ruas da cidade para a Procissão de Corpus Christi.

A direção do Colégio agradece a todos que participaram e reforça mais uma vez a importância da força de equipe.




Agradecemos a Prof. Juliana Rodrigues pelo envio das fotos