sexta-feira, 14 de outubro de 2011

COLÉGIO PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFESSOR

Professores da instituição participaram, na última terça-feira, de uma grande confraternização promovida pela direção do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças por ocasião do “Dia do Professor”, comemorado em 15 de outubro.

Mais do que oferecer um momento de descontração e alegria, o evento possibilitou a interação entre os docentes e colaboradores da escola, tanto dos. Os professores foram recebidos com mensagens de boas-vindas e otimismo por Prof. Msc. Ana Maria de Lima de Barros, diretora geral da unidade cenecista.

O “Dia do Professor” é lembrado graças a uma iniciativa da época do Brasil Império. 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial instituindo o Ensino Elementar no Brasil. Dizia o documento que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”, fato que possibilitou a difusão e socialização do conhecimento pelas diversas localidades do Brasil Império.

No entanto, somente em 1947, 120 anos após publicação do decreto, aconteceu a primeira comemoração de um dia exclusivamente dedicado ao professor. Em uma pequena escola da Rua Augusta, na capital paulista, onde existia o então Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”, alguns professores tiveram a idéia de organizar um dia de descanso para repor as energias gastas em um longo semestre letivo e também para discutir novas propostas.

Professor Salomão Becker sugeriu que o encontro fosse realizado em 15 de outubro, uma vez que, em sua cidade natal, nesse dia, alunos e professores já se organizavam em uma comemoração informal. A iniciativa ganhou expressão nos anos seguintes até ser oficializada pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.



Um comentário:

  1. Parabéns Professora Adriana Tostes , você está fazendo o que você sabe fazer de melhor , trabalhar com a educação infantil , parabéns Diretora pela belíssima escolha , essa está realmente onde ela gosta que é trabalhar com crianças .Mais uma fez Parabéns pelo seu dia e a todos do colégio!!!

    ResponderExcluir