segunda-feira, 25 de junho de 2012

COLUNA DO CAIO - O CONHECIMENTO É COMPARTILHADO

Por Caio Corrêa Derossi


NINGUÉM É DETENTOR DO SABER, JÁ QUE ELE NÃO SE PRENDE E NÃO SE ATRELA SUPREMAMENTE A UMA PESSOA. DEVEMOS FUGIR DAS ROTULAÇÕES, DOS TÍTULOS POR SERMOS HUMANOS E COMETERMOS FALHAS JÁ QUE A VIDA É FEITA DE QUEDAS, E POR MAIS QUE NOS LEVANTEMOS E SEGUIMOS EM FRENTE, VOLTAMOS A COMETER NOVOS ERROS.  ENTÃO, RÓTULOS COMO: “NERD”, “CDF”, “O MAIS INTELIGENTE”, NÃO CONSTROEM NADA, SÓ CAUSAM TRANSTORNOS, FAZEM PRESSÃO, ENQUANTO UM BOM TRABALHO SÓ SATISFAZ A TODOS.
ESSES RÓTULOS, TAMBÉM SERVEM PARA ENFRAQUECER E DIMINUIR A CAPACIDADE DO PRÓXIMO. POLÍTICA DE MERITOCRACIA SERVE PRINCIPALMENTE PARA CRIANÇAS (SÉRIES INICIAIS) E EM FORMAS DOSADAS, JÁ QUE O ELOGIO E A CRÍTICA CONSTRUTIVA SÃO ÓTIMOS, ENTRETANTO NÃO SE DEVE DEIXAR “INFLAR O EGO”, POIS É PRECISO O CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES E DE CONSTANTES MELHORAS JÁ QUE ESTAMOS EXPOSTOS A ERRAR O TEMPO TODO.
EXISTE CERTA “HIERARQUIA” NA QUESTÃO DO CONHECIMENTO, JÁ QUE O PROFESSOR É MAIS EXPERIENTE EM SUA DISCIPLINA PARA UMA APRENDIZAGEM SISTEMÁTICA. NÃO OBSTANTE, ESTAR EM SALA DE AULA, PROPÕE TROCA, INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO E PRESUME-SE QUE, SE ESSA TROCA NÃO EXISTIR, HÁ ALGUM PROBLEMA.
O CONHECIMENTO SE DIFERE DO SABER, POIS ENQUANTO AQUELE É SISTEMÁTICO, ESTE VAI ALÉM ADENTRANDO NAS PARTICULARIDADES, É PROFUNDO, É PARA TODA A VIDA E, EMBORA TENHAM PESSOAS QUE NÃO SABEM USÁ-LO, A APRENDIZAGEM É CONSTANTE. POR ISSO A FUNÇÃO DA ESCOLA É CRUCIAL, PORQUE ALÉM DE ESTIMULAR O CONHECIMENTO, DISSEMINÁ-LO, CUMPRE PARTE DO PAPEL QUE NÃO É FEITO EM CASA, FICANDO RESPONSÁVEL POR FORMAR CIDADÃOS, SENDO PALCO DE CONTATOS SOCIAIS, TENDO IMPORTANTE PAPEL DE “DITAR REGRAS” DE COMPORTAMENTO E DE CONVIVÊNCIA E ASSIM,   CUMPRINDO DIREITOS E DEVERES.
O SER HUMANO É UM ANIMAL SOCIAL, TEM NECESSIDADE DE CONVIVER COM OUTRAS PESSOAS E ISSO SÓ TEM A ACARRETAR GANHOS, POIS QUANDO NÃO EXISTE EXCLUSÃO POR PARTE DA SOCIEDADE (PRECONCEITO), OU POR SI MESMO, A SOCIALIZAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA A EXISTÊNCIA HUMANA. ALÉM DE INTERDEPENDÊNCIA COM O OUTRO, A CONVIVÊNCIA TRAZ UMA DIVERSIDADE E UMA RIQUEZA DE IDEIAS, JÁ QUE A HOMOGENEIDADE, E A IGUALDADE DE OPINIÕES, NÃO SÃO INTERESSANTES.  E TUDO ISSO SE COMPLETA QUANDO HÁ TROCA DE EXPERIÊNCIAS, E SINCERAMENTE, ESSA INTERAÇÃO, É O LEGAL DE SE CONVIVER EM GRUPO, EM SALA DE AULA, JÁ QUE     A DIVERGÊNCIA DE OPINIÕES É O PONTO CULMINANTE DE TODO ESSE PROCESSO. ENTÃO, NÃO DEVEMOS NOS COMPARAR, NOS ROTULAR, ARMAR CONFRONTOS, JÁ QUE ATRAPALHAM O CONVÍVIO.  EM CONTRAPARTIDA, DISCUSSÕES SÃO VÁLIDAS, QUANDO FOR PARA EXERCER ALGUM TIPO DE ATO DEMOCRÁTICO. NO DIA A DIA SE DEVE TER UNIDADE, VISÃO DE GRUPO, JÁ QUE TODOS OS ALUNOS BRILHAM, SÃO CAPAZES E   TAMBÉM  TÊM SUAS DIFICULDADES  ,  E ASSIM SÃO INSERIDOS NESSE  MEIO,  CADA UM COM SUAS PARTICULARIDADES.
A ESCOLA DEVE TRAZER SEMPRE SITUAÇÕES REAIS, PRÁTICAS VISANDO AO PROGRESSO E CASO ACONTEÇA UM “RETROCESSO”, QUE SEJA PARA O APRENDIZADO, APRIMORAMENTO, POIS EMBORA ESTEJAMOS EXPOSTOS AOS ERROS, DEVEMOS EVITÁ-LOS.  PORTANTO, CADA UM DEVE FAZER O INDIVIDUAL EM PROL DO COLETIVO, SENDO RESPONSÁVEL. 
O CONHECIMENTO É VIVO, DINÂMICO, FAZ-NOS CRESCER.  É IMPRESCINDÍVEL UM PENSAMENTO NO FUTURO, NO VESTIBULAR. DEVEMOS ENTÃO “ENXERGAR” NÃO SOMENTE O QUE NOS FAVORECE HOJE, MAS SIM O QUE ISSO IMPLICARÁ NO FUTURO.
A ESCOLA DEVE SER INTERATIVA, COM PALESTRAS, VISANDO A UMA MELHOR INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE E MELHOR DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE CADA INTEGRANTE.
ESPERO QUE TODO O DESENVOLVIMENTO FEITO TENHA TOCADO DE CERTA FORMA EM TODOS, POIS O CONHECIMENTO É CONSTRUÍDO POUCO A POUCO COM “AS MÃOS” E “PEDAÇOS” DEIXADOS POR CADA UM DE NÓS. O CONHECIMENTO É COMPARTILHADO.

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