domingo, 16 de março de 2014

CENECISTA VACINA MENINAS CONTRA O HPV

Na ultima quinta-feira cerca de 40 alunas cenecistas, entre 11 e 13 anos de idade, receberam  a primeira, das três doses, da vacina contra o papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV. A aplicação ocorreu de forma gratuita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Miracema, com a necessidade de autorização dos pais, que acompanharam o processo de vacinação.

Além desta, as meninas deverão tomar mais duas doses: a próxima em setembro, e a segunda daqui a cinco anos. A vacina tem efeitos colaterais mínimos, como o inchaço no local da aplicação. E previne quatro tipos de HPV, dois deles ligados ao câncer de colo do útero. 

Conforme a coordenadora do Programa de Imunizações,Enf. Lúcia Faver , a doença é causada exclusivamente pelo HPV, e já é considerada como o terceiro tumor que mais atinge a população feminina. Ela afirma que a doença é totalmente evitável antes da iniciação sexual, o que explica a baixa faixa etária das imunizadas. Em 2015, meninas de nove a 11 anos também serão incluídas na campanha.






Nenhum comentário:

Postar um comentário