sábado, 3 de abril de 2010

EX- ALUNA, MAS PARA SEMPRE EM NOSSO CORAÇÃO!

Dentro do processo de resgate da memória de nosso colégio não poderíamos deixar de relatar a experiência e história de ex-alunos em que esta instituição marcou suas vidas.
Dentro deste processo a nossa 1ª convidada é a ex-aluna cenecista Barbara Samel Rocha Tostes que atualmente mora em Castro-PR. Agradecemos imensamente a Barbara em responder o nosso e-mail com tanto carinho!


Olá!

Que legal ver que o Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças está todo moderno, com blog e tudo!

Meu histórico no CNEC? Ah, lembro de tanta coisa! O colégio está no meu coração. Eu nasci em Miracema mas comecei a primeira série em Juiz de Fora (MG), porque meu pai tinha assumido a diretoria de uma seguradora naquela cidade. Quando minha família voltou para Miracema, fui matriculada no Cenecista. Nossa, no primeiro dia eu já estava na turma da tia Eunice! Segunda série. Eu adorava a tia Eunice. Ela era brava, mas eu aprendi tudo que sei com ela e, depois, com a tia 'Bijuca', na terceira e quarta séries... esse período foi lá em 1982...

Depois, fui estudar na parte da manhã no Cenecista, porque eu já estava na quinta série! A diretora era a Dona Geusa e a coordenação era por conta da bravíssima professora Aparecida (a molecada chamava de 'dona Pari, Paricida', hehehe). Dona Geusa chegava no seu fusquinha amarelinho claro (creme?) e todo mundo ficava quietinho, esperando na fila para ver o que ela ia falar. Toda sexta tinha hasteamento de bandeira e cantávamos o hino nacional e o de Miracema (RJ).

Nessa época eu tinha aulas com o professor Jair. Ele era um antigo funcionário de uma empresa que o fez viajar pela Europa. Sabia falar uns cinco idiomas. Deu aulas de francês e inglês para a nossa turma, na quinta e sexta séries. Nossa, ele era muito inteligente. Aprendi muita coisa com ele. Aprendi a gostar de ler Clarice Lispector e a escrever (quase) como ela. Quando "Seu Jair" entrava na sala, a rapaziada ficava toda em silêncio. Só falava quando ele mandava ler os textos. Não me recordo muito do francês, mas inglês eu aprendi! hehehe

Já no segundo grau (que hoje é Ensino Médio), eu fiz curso Normal. Eu e minhas colegas de turma fazíamos muita bagunça. Teatro para a criançada de toda a escola e das escolas municipais, que a direção fazia questão de convidar. Eram textos criados pela Sávia da Silva Oliveira (que hoje é assistente social e conversa comigo pelo Orkut, [risos])... e eu ajudava. Na verdade, a turma toda era muito criativa, a gente fazia bem em aproveitar o curso. Quando estagiávamos nas turmas, a meninava adorava.

Foi nesse período de Cenecista que escrevi dois livros infantis. Aí eu fui morar fora, casei, mudei. Estou morando no Paraná e sinto muitas saudades de Miracema e do colégio. Queria muito que minhas duas filhas estudassem lá onde estudei.

Sou jornalista e pós-graduada em Educação a Distância. Foi o que eu escolhi ser, desde os tempos do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças!

Abraços, cenecistas!
===========================================================
NOTA DO BLOG:
Barbara Samel Rocha Tostes, possui graduação em Jornalismo e é pós-graduada em Educação a Distância. Atualmente é editora do OSiteDaqui.com.br, trabalha no Departamento de Comunicação da Prefeitura de Castro-PR.

http://www.barbara.blog.br/

2 comentários:

  1. ana Maria de lima de barros5 de abril de 2010 às 17:31

    Olá Bárbara! Obrigada por estar participando do Blog e com um depoimento muito importante para nossa escola. Estamos torcendo para que outros alunos também participem. Com carinho.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ana!

    Parabéns novamente pelo espaço!

    ResponderExcluir