segunda-feira, 27 de setembro de 2010

VEJA COMO SERÁ ELABORADA AS QUESTÕES DO ENEC 2010

Com o objeto de familiarizar alunos e professores de como é elaborado as questões que irão compor o ENEM 2010 estamos disponibilizando o material para que todos conheçam e identifiquem cada uma das partes que compõem as questões da prova.

Os itens apresentados são compostos por elementos chamados de Enunciado, Comando (que pode vir acompanhado de um suporte), e Alternativas de Resposta. Vamos conhecer mais um pouco sobre eles.

Enunciado

O Enunciado traz um estímulo ao aluno, apresentando uma situação que o convida a tomar uma decisão e a responder ao que está sendo solicitado. O Enunciado pode ter uma estrutura que o apoie, o suporte.

Suporte

O suporte pode ser coletado de variadas fontes primárias de informação, como, por exemplo, jornais, mapas, fotos e imagens do cotidiano.


Comando

O Comando é a pergunta-chave ou a instrução que solicita ao aluno identificar, entre as alternativas, a resposta correta. Pode ser apresentado sob a forma de complementação ou sob a forma de interrogação. Ele deve ser preciso e estar associado à habilidade que se pretende avaliar por meio do item, definindo com clareza a tarefa a ser realizada.


Alternativas de Respostas

As Alternativas de Resposta são apresentadas numa lista de cinco (ou quatro) opções, mas apenas uma é a correta. As demais alternativas são chamadas distratores e devem ser plausíveis, referindo-se a raciocínios possíveis dos alunos que não dominam a habilidade requerida. Conquanto possam ser plausíveis, analisadas isoladamente, não são corretas quando referidas ao Enunciado e ao Comando.


CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O EXEMPLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário