domingo, 14 de março de 2010

"CENECISTA E EU: UMA HISTÓRIA DE AMOR" - HISTÓRIA DA CNEC EM MIRACEMA


Dr. Felipe Tiago Gomes, fundador da Campanha Nacional de Educandário Gratuitos, com sede no Rio de Janeiro, chegou em Miracema, em maio de 1952, com a iniciativa de formar aqui um Setor Municipal que criasse um estabelecimento de ensino integrante da mesma, aqui chegando, encontrou o Sr. Altivo Mendes Linhares; que apoiou a idéia e, no dia 11 de maio de 1952, deu-se a consolidação deste Setor, tendo sua diretoria já constituída pelos Senhores:

PRESIDENTE: Altivo Mendes Linhares;
VICE-PRESIDENTE: Antônio Ventura Lopes;
SECRETÁRIA: Srta Oraide Alves da Silva
e ainda os seguintes membros:

PREFEITO: Plínio Bastos de Barros
Dr. Otávio Tostes
Sr. Rubens Pereira da Silva
Professor Manuel Soutinho da Cruz e
Sr. Jamil Cardoso

O Colégio iniciou suas atividades sob a direção de Dr.Hermes Simões Ferreira no dia 1º de agosto de 1952, no Grupo Escolar Dr.Ferreira da Luz, com um curso de Admissão, que teve seus exames de 1ª época em Itaocara, por não ter ainda autorização de funcionamento do Ministério de Educação . Já os exames de 2ª época foram feitos em Miracema por ter sido esse ato de autorização publicado em Diário Oficial. Esse curso foi ministrado por dois professores: Beatriz do Nascimento Bravo e Nilcéia Cardoso Soares.
O Colégio recebeu autorização de funcionamento pela portaria 109 de 05 de fevereiro de 1953 com o nome de Ginásio Nossa Senhora das Graças, nome esse escolhido pelo presidente do Setor Municipal que recebeu os mais vivos aplausos dos militantes do novo Educandário que, não obstante em fase embrionária , viria forçosamente, aflorecer , servido-lhe de penhor de êxito a égide da Rainha de todos os povos e de todas as gerações.
Em 1957, após a 1ª turma de conclusão do 1º ciclo ginasial,,o ginásio atingiu o 2º ciclo com a criação de sua Escola Normal , por decreto do Sr. Governador do Estado, Dr. Miguel Couto Filho, nº 5.578 de 04.01.57.
O Colégio teve como primeiros professores os Senhores:

Manuel Gonçalves Ramos,
Jabs dos Santos Leão,
Álvaro Augusto da Fonseca Lontra,
Maria Felix,
Maria do Carmo Alves da Cruz,
Beatriz do Nascimento Bravo e
Dr. Nicolau Barros de Martino

Monetariamente o Colégio funcionava através de um quadro social e ajuda parcimoniosa dos poderes públicos; por subvenções federais e estaduais o Colégio se provia sem ajuda dos pais de alunos, distribuindo com os professores o que lhe sobrava do pagamento de despesas urgentes e imediatas.
A 1ª turma de conclusão do 1º ciclo Ginasial era composta por 26 alunos. Até hoje ,52 turmas receberam o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, antigo 1º Grau.
Com a criação da Escola Normal , o Ginásio passou a chamar Colégio Nossa Senhora das Graças.
Em 1959 concluiu o 2º ciclo , a primeira turma da Escola Normal do Colégio Nossa Senhora das Graças, composta por 13 alunos . O Colégio diplomou até hoje 49 turmas.
O Colégio funcionou no Grupo Escolar Dr. Ferreira da Luz até 1965, quando se deu a inauguração de sua sede própria no dia 13 de junho de 1965 com a presença honrosa do fundador da campanha , Dr. Felipe Tiago Gomes e o Presidente do Setor Municipal Sr. Altivo Mendes Linhares. Até 1964 o Colégio funcionava apenas a noite. A partir de 1965 passou a funcionar com diurno e noturno.
A criação da Escola Técnica de Comércio do Ginásio Nossa Senhora das Graças, ocorreu em 09/12/59 começando a funcionar em 01/02/1960. Foram 18 turmas que concluíram o curso Técnico de Comércio.
O Curso Científico iniciou-se em 1966, foram sete turmas que concluíram o Curso.
Foi instalado em 1967, o Curso Primário , com 5 turmas, ministrada por 5 Professores: Iracy Aversa Moll, Maria Aparecida Barros Ligiero, Maria das Graças Ferreira, Maria Selma Tostes de Barros e Adiléa Maria de Paula.
O Curso foi absorvido , em 1972, com a criação do Colégio Estadual Deodato Linhares, bem como todos os cursos diurnos do Colégio.
Em 1968, houve mudanças nos Estatutos da Entidade Mantenedora do Colégio que forçou a alteração no próprio nome da Escola, nome esse que era Campanha Nacional de Educandário Gratuitos e passou a ser Campanha Nacional de Escolas da Comunidade e também permitida a cobrança de mensalidades aos alunos. O Presidente Sr. Altivo Mendes Linhares se afastou tendo sido substituído pelo Vice-Presidente , Sr. Antônio Ventura Lopes .
Neste ano o Grêmio Estudantil Alberto de Oliveira organizou o 1º Festival da Canção Popular , foram 3 os festivais organizados pelo Grêmio Estudantil Alberto de Oliveira, realmente um verdadeiro sucesso.
Em 1978 houve eleição para Presidência do Setor Municipal e tomou posse no dia 31 de março de 1978 no auditório do Colégio, para Presidente do Setor Local de Miracema o Deputado Dr. Luis Fernando Monteiro Linhares, que ficou na presidência até a sua morte.
O Curso primário é reativado em 1979, com a Classe de Alfabetização ministrada pela Professora Meire Sueli Rabelo Frazão.
Em 27 de novembro de 1983 foi composta a diretoria do Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças com os seguintes membros:

PRESIDENTE: Fernando Nascimento de Oliveira
1º VICE-PRESIDENTE: Dr. Jairo Domingues Leal
2º VICE-PRESIDENTE: Dr. Carlos Ivan de Mello Guedes
1º SECRETÁRIO: João Batista Ranquine Poeys
2º SECRETÁRIO: José Carlos Cabreira

DIRETORES
Alfredo Paulo de Azevedo
Maria da Graça Magacho Braga
Roberto Monteiro Ribeiro Coimbra Lopes
Neuza Maria da Mota Cunha

CONSELHO FISCAL
Vera Lucia Mota Gonçalves
Geraldo Magela de Freitas Paula
João Augusto Caldas Leitão
Janilda Nascimento Corrêa
Marcelo Salim de Martino

De 1952 a 2010 – anos de luta , anos de mobilização comunitária e anos de experiências pedagógicas . São 58 anos de existência marcante no campo educacional e cultural de nossa cidade.

4 comentários:

  1. Fui aluna desse colégio por 3 anos,durante o ensino médio. Depois, fiz minha graduação em uma das melhores universidade federais do Brasil. Fiz mestrado, doutorado e sou docente em uma instiruição fedeal de ensino superior. Hoje, estou na Inglaterra, fazendo pós doutoramento. Acredito q esse colégio, na pessoa dos meus professores, me deu base e suporte pra minha caminhada até aqui. Portanto, que fique registrado meu agradecimento.

    Flávia Maria da Silva Carmo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ki saco so tem gente no cel na aula rsrsrsrs

    ResponderExcluir