terça-feira, 23 de março de 2010

DIREÇÃO INFORMA AOS PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE A QUESTÃO DAS PULSEIRAS COLORIDAS

Senhores Pais e/ou responsáveis,

Saudações!

Como deve ser do conhecimento dos senhores, há, hoje, uma polêmica em torno de um acessório usado pelas crianças e adolescentes: as pulseiras de silicone coloridas.

A polêmica existe, pois, por trás do simples acessório, há a idéia do jogo com conotação sexual. Cada cor de pulseira representa uma atitude que vai do abraço ao ato propriamente dito.

O significado malicioso está além do uso do acessório, pois uma das regras do jogo é arrebentar a pulseira de quem usa para que a pessoa cumpra com o que diz o significado de determinada cor. Instaura-se, assim, a preocupação com o ato de violência que esta atitude pode causar em se tratando da faixa etária em questão.

Sabemos, também que, como educadores (pais/professores) as crianças e adolescentes criam códigos para expressar desejos como forma de estabelecer um mundo com regras próprias, e, desta forma, neste momento, o diálogo entre pais e filhos é essencial para evitar que informações cheguem distorcidas, sem o seu real valor. Quanto mais próximo for o diálogo, menos vulnerável ficarão.

Entende-se que compete às famílias proibir o uso ou não das pulseiras. Informar é fundamental para que a criança e o adolescente saibam lidar com a situação no âmbito coletivo e se sintam seguros para se defenderem ou mesmo ignorarem a suposta “brincadeira”.

A escola compete a informação e o alerta para que as famílias e os alunos estejam sempre atentos a atitudes que possam torná-los cada vez mais vulneráveis.

Contamos com a colaboração dos senhores e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

A Direção

2 comentários:

  1. Parabéns à Direção da escola pela iniciativa de estar informando aos pais e/ou responsáveis a respeito desse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito importante que os pais tomem conhecimento do assunto para que possam tomar as providencias em casa.

    ResponderExcluir