segunda-feira, 8 de março de 2010

PANORAMA GERAL II - “Para que essa tal de consciência ecológica?”


Por Caio Corrêa Derossi




Essa coluna é de caráter provisório na qual, eu, Caio Corrêa Derossi, aluno do 8º ano, falarei de forma aberta sobre os assuntos do Colégio e os dos assuntos que acontecem no Brasil e no Mundo.


“Essa tal consciência ecológica” nunca esteve tão em evidência como hoje. Toda essa questão começou após a “bomba” chamada AQUECIMENTO GLOBAL!Logo depois que os cientistas divulgaram ali as conseqüências que o próprio homem estava gerando para si mesmo. Sempre fomos direcionados, educados para não jogar lixo no chão, mas na verdade não é isso que acontece, pois ninguém realmente tem a devida consciência de que o seu ato sozinho faz a diferença, imagine em grupo. Por isso o ato de separar o lixo, os governos investirem na reciclagem gera inúmeros benefícios, sem falar que milhares de famílias vivem da reciclagem.
Veja os principais resíduos que a sociedade faz:
· Domiciliar;
· Comercial;
· Hospitalar;
· Industrial;
· Público;
· Especial (volumosos, tóxicos e da construção civil);

É aí que a escola entra tanto no papel de reforçar toda essa doutrina, quanto ensinando e tomando atos simples como o COLÉGIO CENECISTA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, na separação do lixo, com lixeiras próprias, através da instrução, com palestras, etc.
Esse discurso pode parecer meio demagogo ou hipócrita, mas temos e devemos fazer a nossa parte, pensar nas próximas gerações e colocarmos os 3 pilares do desenvolvimento sustentável , que visa o crescimento econômico , com o apoio social e a proteção ambiental.
A natureza nos mostra sua fúria, e tudo isso causado pela ganância desmedida do homem. Agora, lutamos para regredir um processo de degradação já bem avançado, e por ironia ou não, o slogan do nosso material didático da CNEC fala em compromisso com a vida , no sentido de ensinar e proteger , mas será que nós temos esse compromisso com a vida igual a CNEC e o nosso colégio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário